top of page
  • Foto do escritorDa redação

Rótulos de medicamentos vão mostrar a presença de substâncias consideradas como doping


Foto: Arquivo / Agência Brasil

Uma medida publicada na edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira(12), estabeleceu que rótulos de medicamentos indiquem a presença de substâncias que têm o uso considerado como doping. A determinação entra em vigor daqui a 180 dias.

 

O Comitê Olímpico do Brasil apresenta o doping como o uso ilícito de substâncias para aumentar a performance em competições esportivas.

 

A determinação da regra após aprovação de lei pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Lula (PT). A proposta tem o intuito de evitar o doping acidental por parte de atletas. 

 

A matéria da proposta aponta que remédios com substâncias proibidas pelo Código Mundial Antidopagem precisarão trazer um alerta com essa informação nos rótulos, bulas e materiais publicitários. 

 

Os anabolizantes, estimulantes, hormônios e diuréticos estão entre as substâncias proibidas pelo Código Mundial Antidopagem. No esporte, alguns medicamentos estão na lista de usados no dia a dia, como o isometepteno. O item está presente em alguns tipos de remédios com efeito analgésico, usados para diminuir a dor.

Comments


bottom of page