• Da redação

LEM: Quarta remessa do kit merenda será entregue aos pais de alunos a partir do próximo dia 08


A Prefeitura de Luís Eduardo, por meio da Secretaria de Educação inicia no próximo dia 08 de setembro, a entrega da quarta remessa do kit merenda, para os cerca de 20 mil alunos da rede municipal. Um investimento superior a 1 milhão de reais e 230 toneladas de alimentos.

Dessa vez uma novidade, o kit merenda terá o adicional da agricultura familiar, com 10 toneladas de fécula de mandioca (tapioca para preparo), da Bom Recreio e quatro toneladas de biscoito, da Associação Caliandra. Serão ao todo, R$ 200 mil reais investidos.


“A participação da Agricultura no Kit Merenda, vem da obrigatoriedade da Lei Federal, nº 11.947, que determina que no mínimo 30% dos valores da merenda escolar deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar”, pontuou o secretário de Agricultura, Kenni Henke.


E complementou: “Em 21 anos, o município nunca cumpriu esses 30%, nós temos uma meta grande a cumprir, mas não é uma missão fácil, porque temos poucos produtores com a Declaração de Aptidão ao Pronaf, o DAP, que dá o direito a esse agricultor participar da venda para o município”, explicou.


De acordo com o prefeito Junior Marabá, a educação é prioridade para o governo, e a alimentação dos estudantes passa por uma avaliação criteriosa. “Antes de fazermos a compra, existe a avaliação de uma nutricionista do município, para verificar o valor nutricional dos alimentos e o nosso kit é composto por 15 itens. E agora com o adicional da agricultura familiar, valorizando os nossos pequenos produtores”, concluiu.


Ascom / PMLEM