• Da redação

Dom Moacir Arantes toma posse como novo bispo de Barreiras

Por Clauber Beserra

DRT-PB 6277

Fotos: Joaney Tancredo


Empossado em 02 de janeiro de 2021, Dom Moacir Silva Arantes, mineiro de Itapecerica, é o novo bispo de Barreiras. Fruto do segundo casamento dos seus pais, é o 14º filho de 15 irmãos


Nascido no centro-oeste mineiro, na cidade de Itapecerica, Dom Moacir Arantes Bento nasceu em uma família grande, fruto do casamento de dois viúvos. Seu pai se chamava Bento Alves Arantes e sua mãe Irene Pinto Araújo. O novo bispo de Barreiras conta que ambos já tinham filhos do primeiro casamento e dessa união nasceram mais seis, totalizando 15 filhos. Dom Moacir é o 14º.


Dom Moacir nasceu por volta das duas e meia da tarde, no dia 03 de junho de 1959, e veio ao mundo “sufocado” pelo cordão umbilical. Ele disse que sua mãe afirmava que a presença de Deus em sua vida sempre foi constante desde os primeiros minutos de vida. “Minha mãe perdeu uma filha, antes de mim, da mesma forma: com o cordão umbilical envolto ao pescoço. Infelizmente, ela não sobreviveu. Quando eu nasci, na mesma circunstância, porém em um hospital, ela dizia que eu estava vivo porque tinha uma missão”, lembrou.


O bispo de Barreiras conta que vem de família religiosa, tendo sua mãe como uma católica praticante. Apesar disso, ele foi o único a abraçar a vida eclesiástica. “Minha mãe fazia as campanhas de reflexão nas famílias, de Natal, da Campanha da Fraternidade, rezava o rosário, assim como até hoje meus irmãos seguem ajudando a Igreja”, disse.


Dom Moacir explicou que sua vocação propriamente dita foi despertada com a chegada de um novo padre em sua diocese, Monsenhor Paulo Pereira. O bispo lembra que Monsenhor Paulo tinha um jeito motivador, empreendedor e que era um excelente pregador, um homem de Deus. “A minha proximidade com ele foi fundamental, pois ele me levou pra catequese, liturgia, grupos de jovens e daí me tornei sacristão. Essa convivência me despertou um gosto, uma alegria pelas coisas da igreja, pelas coisas de Deus”, pontuou.

Em 1992, Dom Moacir entra para o seminário e, em 14 de agosto de 1999, foi ordenado sacerdote na Matriz de São Bento, em sua terra natal. Formado em Filosofia e Teologia pela PUC de Belo Horizonte, foi pároco em seis municípios da Diocese de Divinópolis (MG). Com uma longa vida eclesiástica, em 2016 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar de Goiânia e tomou posse na catedral Nossa Senhora Auxiliadora.


Seu lema episcopal é In Simplicitate Cordis (Com simplicidade de coração). O novo bispo relata estar muito feliz em servir à cidade de Barreiras e lamenta não poder estar mais perto por conta da pandemia. “Ainda estamos um pouco restritos a ir ao encontro do nosso povo, mas eu creio que em breve essa situação mudará e poderemos nos aproximar e expandir nosso trabalho”, ponderou.

Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com