Com investimento de R$ 15,7 milhões, o Hospital Regional de Itaberaba (HRI), fechado há alguns anos, será totalmente reformado e ampliado, ganhando ainda 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto. A iniciativa é fruto de um convênio firmado entre a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a prefeitura municipal de Itaberaba e publicado no Diário Oficial do Estado esta semana.
"Com a reforma e ampliação dessa unidade, seguimos com a diretriz do governador Rui Costa de regionalizar a saúde, reforçando a assistência no interior do estado, de forma que o paciente possa ser atendido mais perto de casa, sem precisar se deslocar longas distâncias para buscar atendimento", afirma o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. No formato de convênio, a responsabilidade pela execução das obras e serviços fica a cargo da prefeitura municipal. Os projetos foram deferidos pela Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) e aguardam os demais trâmites para que a obra seja iniciada.
A unidade atuará com o perfil assistencial de hospital geral de médio porte, contando com 70 leitos, capaz de ofertar ao usuário do SUS atendimento médico em urgência e emergência clínica, cirúrgica, pediátrica, traumato-ortopédica e em Saúde Mental. Ofertará internação hospitalar nas especialidades de Clínica Médica, Cirúrgica e Pediátrica, além de internação em UTI adulto. Contará com atendimento ambulatorial, com a oferta de consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais; procedimentos de diagnose e terapias, além de demais serviços de apoio assistencial e administrativo.