- Por Drª. Adriana Victor Barros
Entenda qual a relação entre o sono e o desenvolvimento do bebê.

Dormir à noite toda e ter um sono de qualidade não necessariamente é a mesma coisa. Dormir bem e com qualidade é vital para qualquer idade, e nos primeiros anos de vida, em que o crescimento e desenvolvimento infantil estão a todo vapor, dormir bem torna-se ainda mais importante.
Para uma criança dormir é tão necessário quanto se alimentar, pois é durante o sono que acontece a consolidação da memória e do aprendizado.
Enquanto a criança dorme, o cérebro assimila toda nova habilidade adquirida, como falar, engatinhar, andar, dançar, comer sozinho e todas as outras tarefas que vão adquirindo durante seu desenvolvimento, e ainda, moldando sua percepção sensorial do mundo.
Estudos apontam que dormir pelo tempo recomendado para cada faixa etária está associado com a melhora na atenção, memória, comportamento, aprendizagem e controle emocional.
Além do desenvolvimento intelectual e das habilidades físicas, é no período do sono ou descanso que o hormônio do crescimento é liberado.
É importante entender que a falta de boas noites de sono influencia diretamente diversos aspectos do desenvolvimento da criança.
Podemos observar na criança ou adulto que dorme mal, sono agitado (mexe muito durante o sono), ronco ou respiração ruidosa, bruxismo (ranger os dentes), despertares frequentes, enurese ( xixi na cama em idades maiores), suor excessivo noturno, conversar dormindo, acordar cansado, entre outros.
Normalmente tudo isso está associado a respiração bucal e inadequada. E o diagnóstico precoce e o tratamento multidisciplinar pode evitar danos maiores e permanentes.
Por isso, cuide do sono de seu filho e estará cuidando do amadurecimento cerebral, assim como do desenvolvimento Neuro-motor e dele.