• Dr. Adriana Victor de Barros - Victor Odontologia

Qual o problema de respirar pela boca?


Uma pergunta frequente dos pais na consulta é se respirar pela boca é normal?

A respiração bucal ou mista (boca e nariz) é muito comum na população infantil e adulta, mas não é normal, na verdade é um hábito que traz sérias complicações. Hoje vamos falar sobre algumas dessas desordens.


A Respiração bucal traz prejuízos como: maior exposição às infecções, formato do rosto mais alongado, ocasionado pelo crescimento inadequado, o paciente apresenta fisionomia de pessoa cansada, com olheiras, boca sempre aberta, cansaço respiratório, mau hálito, “baba” noturna, roncos e maior risco da doença cárie.


A respiração inadequada ou bucal também pode trazer alterações graves como: mau desenvolvimento das arcadas dentárias, ocasionando problemas na oclusão – mordida aberta ou protrusão dentária, onde os dentes anteriores não se tocam ou ficam muito anteriorizados.

As alterações anatômicas agravam o quadro respiratório, devido ao estreitamento maxilar e elevação do palato (céu da boca) e há com isso a diminuição do espaço aéreo nasal.

Desvios de postura são comuns nesses casos, o respirador oral adapta a postura anteriorizando o pescoço (cabeça para frente) para o aumento da passagem aérea na faringe, que leva à rotação interna de ombros, projeção anterior de quadril, giro interno de joelhos e de pés (causado por adaptações em cadeia).

A criança tende a ficar mais cansada, pois seu sono é de baixa qualidade e sua oxigenação não é das melhores. É comum observar que esses pacientes mechem muito e roncam durante o sono.

Por isso, se você notar que seu filho respira mais pela boca do que pelo nariz busque a ajuda profissional. O médico Otorrinolaringologista avalia as estruturas do aparelho respiratório, o Odontopediatra avalia se há algum impacto da respiração bucal no desenvolvimento de arcadas dentárias e o Fonoaudiólogo trabalha na reabilitação do padrão respiratório.


A Ortodontia Miofuncional corrige hábitos para-funcionais como Respiração Bucal, Posição errada da língua, sucção de dedo, chupeta e outros. Através de aparelhos específicos. O diagnóstico e tratamento precoce é menos invasivo e proporciona mais qualidade de vida ao paciente.


Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com