• Ascom P. M. LEM

Prefeitura de Luís Eduardo fomenta criação de projeto de agricultura familiar sustentável


O Prefeito Oziel Oliveira está promovendo juntamente com a Secretaria de Agricultura e a Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária, em parceria com a Associação de Moradores da Vila I - Assentamento Rio de Ondas, a criação de um Projeto de Agricultura Irrigada de 10 (dez) hectares de extensão. O objetivo principal do projeto é incentivar a construção de uma agricultura sustentável, que considere os fatores sociais e ambientais, além dos aspectos econômicos.

A tríade parceria – Agricultura/Meio Ambiente/Associação dos Moradores estabelece papéis definidos para cada parte. A Secretaria de Agricultura está estudando a viabilidade do solo, verificando aspectos como: fertilidade, textura, sustentabilidade e profundidade, para asseverar um plantio de qualidade e bons resultados na colheita.

“O que queremos com esse projeto é incentivar o pequeno agricultor na produção, encorajá-lo a adotar ações ecologicamente equilibradas, e gerar renda e emprego.” Comentou Franco Bosa, Secretário de Agricultura do município.

A participação da Secretaria de Meio Ambiente se justifica pela necessidade de definir as diretrizes e instrumentos que garantam a proteção ambiental, desenvolver ações educativas que suscitem senso crítico de responsabilidade dos envolvidos e garantir os trâmites de regularização ambiental do projeto, sem agressões ao meio ambiente.

“Essa gestão preocupa-se veementemente com aspectos ambientais. Sabemos que a não preservação do solo, das águas, da flora e fauna trazem prejuízos colossais para a própria população. Caminhamos no sentido de orientar o pequeno agricultor a adotar práticas sustentáveis na agricultura familiar e a manejar corretamente o seu território rural.” Explicou Izabel de Paula, Secretária de Meio Ambiente e Economia Solidária.

A Associação dos Moradores do Assentamento Rio de Ondas – Vila I, através do seu Presidente - Sr. Otacílio de Sá e os 20 (vinte) produtores familiares que compõem o projeto terão a atribuição de estudar e definir as melhores culturas a fim de identificar quais delas são capazes de render resultados satisfatórios para essa política de fomento, tendo em mente a intenção do poder executivo em garantir a compra da produção para utilização na merenda escolar.

ASSENTAMENTO SEMPRE ESTEVE EM PAUTA PARA OZIEL OLIVEIRA

Oziel Oliveira, enquanto Deputado Federal alocou recursos destinados à Vila I do Assentamento Rio de Ondas, colocando fim ao longo sofrimento das famílias que ainda conviviam com a falta de água nessa localidade.

Uma Emenda Parlamentar do então Deputado, disponibilizada para a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco – CODEVASF; garantiu abastecimento de água para comunidades em vários municípios da Bahia, inclusive para a Vila I por meio da perfuração de um poço artesiano. Na ocasião, a Vila I contava com mais de 80 (oitenta) moradores e cerca de 30% (trinta por cento) deles, não contavam com a água encanada em suas residências.

“Sempre mantive o compromisso de lutar pelo progresso da cidade e bem-estar da população. Tenho muito carinho pelos moradores do Assentamento Rio de Ondas. Nossa equipe levará aos agricultores, assistência técnica, orientação e capacitação para que parte da produção seja destinada para a merenda escolar dos alunos da rede pública de ensino. Dessa forma, estaremos garantindo alimentação nutritiva e variada para os nossos alunos, estimulando o consumo de alimentos saudáveis e ainda intensificando a economia local, sobretudo na zona rural. O nosso olhar e ações estão voltados para o bem de todos.” Destacou o Prefeito Oziel.


Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com