top of page
  • ASCOM / EMBASA

Unidades da Embasa estão entre as melhores em gestão no saneamento ambiental


O Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), este ano, foi entregue a nove unidades regionais da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). As unidades de Itaberaba e Jequié receberam o Troféu Prata e as unidades de Candeias, Cabula, Feira de Santana, Irecê, Itabuna e Santo Antônio de Jesus ficaram com o Troféu Bronze. O prêmio é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e tem os critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) como referência para pontuar as empresas de saneamento ambiental que atuam no país.


Criado em 1997, o PNQS é uma iniciativa que busca estimular as organizações que atuam no setor de saneamento ambiental no Brasil a buscar e aplicar boas práticas de gestão; reconhecer as organizações que se destacam pela adoção dessas práticas e têm resultados competitivos de desempenho, tornar públicas as práticas das organizações reconhecidas em seminários e publicações especializadas. Entre as empresas premiadas, estão a Sabesp (SP), Corsan (RS), Deso (SE), Grupo Iguá (MT) e Águas de Pará de Minas S.A.(MG).


“O PNQS, mais do que um prêmio, tem sido uma importante referência para a melhoria da gestão de nossos processos. A Embasa voltou a implementar as práticas de gestão recomendadas pela FNQ em 2016 e, desde então, melhorias significativas já são evidentes para quem se relaciona com a empresa. Em 2018, tivemos três unidades premiadas. Este ano, foram nove premiadas e as diretorias da área meio também redigiram o relatório para o PNQS e foram submetidas ao julgamento de especialistas da FNQ. É claro que ainda temos muito chão para trilhar na busca de entregar serviços de qualidade para nossos clientes, mas demos os primeiros passos tem alguns anos e estamos colhendo bons resultados com perspectiva de melhoria contínua”, declara Rogério Cedraz, presidente da Embasa.

bottom of page