• Por Dr. Adriana Victor Barros

Já ouviu falar em Mucocele?


A Mucocele, também conhecida como cisto mucoso, é uma “bolha”, que se forma normalmente no lábio, língua, bochechas ou céu da boca, geralmente devido a um trauma na região, mordidas repetitivas ou quando uma glândula salivar sofre uma obstrução.


Esta lesão benigna pode ter um tamanho que varia entre poucos milímetros até 2 ou 3 centímetros de diâmetro, é indolor, exceto quando é acompanhada de algum tipo de ferimento.


A Mucocele é uma bolha que contém saliva no seu interior, de cor transparente ou arroxeada e não contagiosa. Algumas vezes, ela pode ser confundida com afta, entretanto as aftas não costumam causar bolhas, mas sim, úlceras na boca. Geralmente a Mucocele regride naturalmente sem a necessidade de tratamentos. Entretanto, em alguns casos, é necessária uma pequena cirurgia, feita pelo dentista, para remover o cisto e a glândula salivar afetada.


Esta cirurgia é um procedimento simples, que não necessita de internação, por isso, o paciente pode voltar para casa logo após as informações pós-cirúrgicas, podendo retornar as atividades normais em 1 a 2 dias. Além disso, em alguns casos, a Mucocele pode voltar a surgir e deve ser avaliada a necessidade de uma nova cirurgia.


Essas lesões estão relacionadas com o bloqueio ou de uma glândula ou ducto salivar, sendo que as situações mais comuns incluem:

· Morder ou sugar os lábios ou interior das bochechas;

· Pancadas na face, especialmente nas bochechas;

· Histórico de outras doenças que atingem as mucosas, como Síndrome de Sjögren ou Sarcoidose, por exemplo.


Na presença de sintomas que indiquem Mucocele e que persistam por mais de 2 semanas, é importante passar por uma consulta com o dentista.


Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com