top of page
  • Pascom LEM

LEM: Terceira Missa Sertaneja reúne milhares de fieis na gruta


No último sábado (30) o santuário da Gruta de Nossa Senhora Aparecida em Luís Eduardo Magalhães recebeu uma das mais belas celebrações católicas do município. A terceira Missa Sertaneja organizada pela Pastoral da Comunicação em parceria com outras pastorais e movimentos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida reuniu milhares de fiéis para uma noite de fé, devoção e celebração da cultura.


A Missa Sertaneja tem esse nome por ter uma linguagem litúrgica adaptada com elementos, música, leituras, estilos e símbolos que rementem ao povo caipira e ao povo do sertão do Brasil. Pelo segundo ano seguido a missa foi celebrada pelo Padre Adão Soares da Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Diocese de Formosa–GO.


Todo o ambiente da gruta foi decorado com elementos que simbolizavam a cultura da roça. Tochas foram acesas com fogo e a celebração ao ar livre com os acentos sobre a grama deram ainda mais o clima de interior ao momento espiritual.

Antes da missa o público ouviu uma história sertaneja contada por Terê Mariussi e já na procissão de entrada ministros usaram chapéu e lenços verdes simbolizando o tempo comum, mas também remetendo a cultura caipira.


O Pe Adão tocou berrante para anunciar o início da celebração, que ainda procissão da palavra e ofertório diferenciados, com famílias sertanejas representadas. Nas canções escolhidas e até no Salmo cantado o ritmo da viola deu o tom da vida simples e da fé fervorosa do povo cristão.Em sua homilia Pe Adão falou muito de Nossa Senhora Aparecida e de como devemos nos apegar a ela, rezar o terço e nunca julgar o próximo.


Após a missa teve quermesse promovida pelas pastorais e grupos da paróquia. Churrasco, pizzas, bolos, cachorro quente e outras guloseimas preparadas com muito carinho foram vendidas. Teve música ao vivo, é claro em ritmo bem sertanejo, seja ele moderno ou mais tradicional.


Toda a renda do evento será revertida na manutenção e fortalecimentos dos movimentos pastorais da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

bottom of page