top of page
  • Redação / Classe A com informações da Ascom

Cooperativas de Luís Eduardo Magalhães se unem e organizam campanha de doação de sangue


As cooperativas agrícolas de Luís Eduardo Magalhães: Cooperfarms (Cooperativa do Produtores Rurais da Bahia), Unibahia (Sociedade Cooperativa Unibahia), Cooproeste (Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia) e a Coopernordeste (Cooperativa dos Produtores de Fibras do Nordeste) e a de crédito, Sicredi, se uniram e o com apoio institucional da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), prefeitura municipal de Luís Eduardo Magalhães e Clínica São Camilo e organizam entre os dias 29 de agosto a 1º de setembro, a campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea Doar Faz Bem.


A iniciativa integra o programa nacional Dia C (Dia de Cooperar) - uma agenda estratégica do segmento impulsionada pela Organização das Cooperativas do Brasil (Sistema OCB), com o objetivo de executar a responsabilidade social, colocando em prática os valores e os princípios cooperativistas por meio de ações voluntárias.


Segundo a Comissão Organizadora, a ação contempla um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, o qual o cooperativismo tem abraçado. "Neste ano, queremos sensibilizar a população de Luís Eduardo Magalhães sobre a importância deste gesto voluntário para salvar vidas e consequentemente, repor bolsas de sangue na Hemoba e fidelizar novos doadores", ressalta.


Alcance - De acordo com a responsável administrativa da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) da Fundação Hemoba no Município de Seabra - unidade que abraçou a causa -, Cyntia Maria Nunes Ribeiro, a meta da entidade é atingir o número de 380 bolsas de sangue, durante os quatro dias de campanha em que, a Unidade Móvel ficará na Praça Central Sérgio Alvim Mota.


"Um dos principais desafios que enfrentamos para manter os bancos estáveis é o fato de que muitas pessoas só doam quando há alguém conhecido precisando de sangue. Nosso objetivo é elevar o número de pessoas que doam de forma espontânea e contínua e por isso, o apoio de instituições parceiras, como nesta campanha, são tão importantes para atingirmos o índice ideal estipulada pela OMS", avalia Cyntia.


O cadastro de doadores iniciará a partir das 7h30min estendendo-se até às 18h, exceto na sexta-feira, quando exclusivamente, o atendimento do Hemóvel será até às 12h. Paralelo a campanha serão oferecidos os serviços gratuitos de teste de glicose, aferição da pressão arterial e atividades físicas.


No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue com regularidade. O percentual ainda é baixo se comparado com índice ideal estimado pela própria OMS, de 3 a 5% da população, para suprir as necessidades de sangue e outros componentes sanguíneos de um país.

bottom of page