top of page
  • Da Redação / Jornal Classe A

Moradores de LEM madrugam na fila por vacina contra Febre Amarela


A vacinação contra a Febre Amarela começou no último dia 16 em Luís Eduardo Magalhães. Mesmo não sendo considerada uma área de risco pela Secretaria de Saúde, o lote de vacina rapidamente se esgotou. Em menos de 2 horas e meia as 2.200 doses acabaram. Dois novos lotes de vacinas já chegaram. Um deles se esgotou e nesta semana 5 mil doses estão distribuídas entre doze postos de vacinação pela cidade.

Para tentar controlar o fluxo de pessoas nos Postos e priorizar grupos de risco como profissionais da saúde, presos, policiais e outros a Vigilância em Saúde do município mudou de estratégia. Estão sendo distribuídas uma determinada quantidade de senhas por dia em cada posto. Em média são 50 senhas, e por conta disso a população tem corrido para chegar cedo e pegar uma das fichas. Tem gente chegando às três horas da manhã ao posto de saúde e as filas se tornado a rotina dos moradores que ainda não se preveniram.


Em entrevista concedida a TV Oeste, o Diretor de Vigilância em Saúde, Joyne Pinheiro afirmou que a situação não preocupa, mas que a quantidade de vacinas ainda é longe da meta determinada pelo município. “Nossa meta é vacinar 100 mil pessoas, já que Luís Eduardo tem uma população flutuante muito grande, mas é bom ressaltar que as pessoas não precisam se desesperar pois não estamos em área de risco e toda semana estão chegando novos lotes para gente.”

QUEM PODE SE VACINAR

Podem se vacinar pessoas com idade de 6 meses à 60 anos. Gestantes, pessoas com HIV, pessoas que fazem quimioterapia e idosos acima de 60 anos precisam apresentar comprovação médica de que podem tomar a vacina.As fichas começam a ser distribuídas nos postos de saúde a partir das 8h da manhã.

bottom of page