top of page
  • Foto do escritorDa redação

XII Jornada científica e tecnológica do Oeste baiano



"A Jornada Científica e Tecnológica do Oeste Baiano - JCTOB é um evento organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA/Campus Barreiras e está inserido na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que acontece em todo o Brasil no mês de outubro. A JCTOB acontece desde 2008, tendo como objetivo debater temáticas relacionadas à ciência, à tecnologia e ao desenvolvimento social sustentável e cultural.


O evento vem crescendo ao longo dos anos e é de fundamental importância, uma vez que se constitui como um momento em que se promove o contato da comunidade com abordagens, técnicas e métodos de investigação, valorizando-se a prática técnica-científica-investigativa. Além disso, também é uma oportunidade para a troca de saberes com diversos profissionais, pesquisadores, pesquisadoras e discentes de outras instituições, favorecendo, assim, a socialização do conhecimento e incentivando a produção de novos saberes.

O tema geral da XII edição do evento, que ocorre em 2020, é O que pode a Inteligência Artificial: reflexões e inclusões. A partir dessa proposição, a XII JCTOB visa promover discussões sobre as possibilidades e o alcance da Inteligência Artificial na pesquisa científica e tecnológica produzida pela comunidade interna e externa. Este ano o evento ocorrerá entre os dias 21 e 23 de outubro e pela primeira vez será realizado no formato online devido à pandemia de COVID-19.


A XII JCTOB traz em sua programação palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e a apresentação oral de trabalhos submetidos na modalidade Resumo Expandido. As inscrições para a submissão de trabalhos estão abertas até o dia 20/09, sendo esta uma excelente oportunidade para a troca de conhecimentos e diálogo com os pares e com a comunidade.


Nesta edição, os resumos expandidos podem ser submetidos em três eixos: Eixo 1 – As ciências e suas conexões: redes de pesquisa e produção de conhecimento; Eixo 2 – Educações múltiplas e inclusivas: teorias e práticas; e Eixo 3 – Métodos e técnicas de sistemas integrados em gestão tecnológica, gestão de processos e inteligência artificial. Nessa configuração, são acolhidos no evento trabalhos das mais variadas áreas do conhecimento, em perspectivas e abordagens distintas.


Também estão abertas para a comunidade interna e externa, até o dia 20/09, as inscrições para submissão de minicursos e oficinas. As inscrições como ouvinte ficarão abertas até o dia 21/10. Todos e todas estão convidados e convidadas a participarem do evento e podem acessar o site https://www.even3.com.br/jctobonline2020 para obter mais detalhes sobre a programação, a submissão de trabalhos, minicursos e oficinas, bem como realizar a sua inscrição como ouvinte."


Venha para a XII JCTOB você também!


Fonte: Ascom IFBA

bottom of page