top of page
tarja_branca.jpg
JORNAL_REFERENCIA.jpg

Prefeito, vice-prefeita e vereadores são presos no Maranhão por esquema que desviou mais de R$ 56 milhões

  • Foto do escritor: Da redação
    Da redação
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura
ree

Operação conjunta do Ministério Público do Maranhão, do Grupo de Ação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e da Polícia Militar resultou na prisão de 14 pessoas desde segunda-feira em Turilândia, no interior do estado, e em São Luís. Entre os detidos estão seis vereadores do município, a atual vice-prefeita Tânia Mendes e um neurocirurgião acusado de atuar como agiota e emprestar dinheiro ao prefeito.


Nesta quarta-feira (24), cinco investigados que permaneciam foragidos se apresentaram à polícia: o prefeito Paulo Curió, do União Brasil; a primeira-dama Eva Curió; a ex-vice-prefeita Janaína Lima, do PRD; o marido dela, Marlon Serrão; e o contador da prefeitura, Wandson Jhonathan Barros.

 

O Ministério Público investiga o prefeito, a vice-prefeita e todos os 11 vereadores do município por organização criminosa e corrupção. De acordo com os promotores, o esquema desviou mais de R$ 56 milhões dos cofres públicos em menos de quatro anos.

 

As investigações apontam que, desde 2021, um posto de combustível pertencente à ex-vice-prefeita Janaína Lima e ao marido dela, Marlon Serrão, era utilizado para lavagem de dinheiro. A prefeitura efetuava pagamentos por abastecimentos que nunca ocorreram, e os valores retornavam diretamente ao prefeito Paulo Curió.

 

A responsável pelos pregões eletrônicos no município, Clementina de Jesus Pinho — que também está presa —, admitiu que quase todas as licitações da prefeitura eram fraudadas. O promotor de Justiça Fernando Berniz relatou: “Dito por ela, 95% das licitações foram fraudadas de acordo com a determinação do Paulo Curió. E ela trouxe um dado muito interessante, ela fazia isso para ganhar mimos, ganhar presentes, ganhar algo espúrio”.

 

Cinco vereadores ainda seguem foragidos. A Justiça converteu a prisão preventiva dos outros seis em prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica.

 

Mesmo investigado, o presidente da Câmara, José Luís Araújo, do União Brasil, assumirá o comando da cidade, pois não foi afastado do cargo. O promotor Fernando Berniz explicou: “Para que a gente não inviabilizasse a administração municipal, os vereadores continuarão exercendo sua vereança. Inclusive, a decisão da desembargadora, ela deixou essa opção: vai ser encaminhada essa decisão dela ao Procurador Geral de Justiça do estado do Maranhão para que ele analise a possibilidade ou não, preenchendo ou não os requisitos, de ingressar com uma ação interventiva no município de Turilândia”.

 

A defesa de Eva Dantas e de Paulo Curió informou que eles estão à disposição da Justiça para prestar esclarecimentos. A defesa de Tânia Mendes preferiu não se manifestar.

 

Com informações do Jornal Nacional.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
AVISOS DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 017/2025 – PROC. ADM. Nº 127/2025. A Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães/ BA, comunica aos interessados que irá realizar o Pregão Eletrônico de nº 017/2025, cujo objeto é a

 
 
 
Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
jornalclassea@yahoo.com.br

77 9 9810-9991

© 2003 a 2025 por jornalclassea

bottom of page