Jerônimo Rodrigues vira alvo de Impeachment após incitar violência
- Da redação
- há 3 minutos
- 2 min de leitura

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL-BA) formalizou um pedido de impeachment contra o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), após incitar violência política contra eleitores de oposição.
O requerimento foi encaminhado à Procuradoria Geral da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) na terça-feira (6). O episódio ocorreu em um evento na última sexta-feira (2), onde o chefe do executivo baiano, sugeriu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores poderiam ser todos levados “para a vala”.
“A declaração do governador, ao incitar a eliminação de cidadãos com base em suas escolhas políticas, afronta diretamente a dignidade da pessoa humana e o pluralismo político, princípios basilares do ordenamento estadual”, diz trecho do pedido.
O requerimento ainda afirma que a intimidação de eleitores se trata de um “ataque à cidadania e à soberania popular”, disse.
A retórica empregada, que desumaniza milhões de cidadãos e ameaça a convivência democrática, é incompatível com a dignidade, a honra e o decoro exigidos do chefe do Executivo estadual”, complementa o texto.
A presidente da Alba, deputada Ivana Bastos (PSD-BA), afirmou que deve esperar a análise do órgão. Em resposta sobre o caso, a deputada afirmou que fala do governador foi “mal interpretada”.
“Ele se desculpou. Ele se excedeu. Foi uma fala que foi mal interpretada. Todo mundo sabe que o governador Jerônimo é católico. Ele é um homem religioso. Jamais seria essa a sua intenção”, disse Ivana.
Relembre o caso
O ato de violência política do governador aliado do presidente Lula (PT) foi filmado, na última sexta-feira (2), na inauguração de um Colégio Estadual no distrito de Soares, em América Dourada (BA).
“Tivemos um presidente que sorria daqueles que estavam na pandemia sentindo falta de ar. Ele [Bolsonaro] vai pagar essa conta dele e quem votou nele podia pagar também a conta. Fazia no pacote. Bota uma ‘enchedeira’. Sabe o que é uma ‘enchedeira’? Uma retroescavadeira. Bota e leva tudo pra vala. Porque não é digno”, atacou o governador petista.
Fonte: Diário do poder