top of page
tarja_branca.jpg
JORNAL_REFERENCIA.jpg

Ferrari, Porsche: veja carrões apreendidos em operação contra sindicato ligado a irmão de Lula

  • Foto do escritor: Da redação
    Da redação
  • 11 de out.
  • 2 min de leitura
ree

A Polícia Federal (PF), com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta quinta-feira (9/10) uma nova fase da Operação Sem Desconto, que apura um esquema milionário de descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS. A ação mira o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), ligado a José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Durante as diligências, a PF apreendeu uma frota de veículos de luxo, entre eles um Mini Cooper, Jeeps, uma moto Ducati (considerada a Ferrari das motos), um Porsche e um Volvo, além de cofres, armas, munições e quantias em dinheiro vivo. O material recolhido será submetido à perícia. A corporação não detalhou a quem pertencem os bens apreendidos.


As ações ocorreram em oito estados e no Distrito Federal, totalizando 66 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os alvos estão localizados em São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e DF.


Sindicato

Documentos enviados pela CGU à CPMI do INSS, aos quais a coluna do Fábio Serapião teve acesso, apontam que o Sindnapi omitiu ao Instituto Nacional do Seguro Social a presença de José Ferreira da Silva, irmão de Lula, em sua diretoria.


Pela lei, organizações da sociedade civil não podem firmar parcerias com órgãos públicos se tiverem entre seus dirigentes parentes diretos de agentes políticos, como o presidente da República. No entanto, ao assinar acordo com o INSS, o Sindnapi declarou falsamente estar em conformidade com a legislação.


“Ao omitir o vínculo de parentesco direto entre um de seus dirigentes e o presidente da República, o sindicato criou um ambiente de aparente regularidade que induziu os órgãos públicos a erro”, afirma a CGU no documento.


Na época da assinatura da declaração, em junho de 2023, Frei Chico era diretor nacional de Representação dos Aposentados Anistiados. Atualmente, ocupa a vice-presidência do Sindnapi.


Farra de R$ 259 milhões

Segundo as investigações da Operação Sem Desconto, o sindicato arrecadou cerca de R$ 259 milhões em mensalidades associativas entre janeiro de 2019 e março de 2024.


Metrópoles

 
 
 

Comentários


Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
jornalclassea@yahoo.com.br

77 9 9810-9991

© 2003 a 2025 por jornalclassea

bottom of page