top of page
  • Foto do escritorDa redação

63° Campeonato de Voo em Planadores inicia neste domingo (05), no município



Inicia neste domingo (05) e encerra no próximo dia 11 de setembro o 63° Campeonato de Voo em Planadores - Etapa Centro Oeste, que será realizado no município de Luís Eduardo Magalhães.


O município é considerado o paraíso do Voo à vela. E essa é a primeira competição da temporada, por causa da pandemia, e a maioria dos pilotos convocados estarão no Pan Americano, que será realizado em 2022, também no município.


A competição

As decolagens iniciam por volta das 11h da manhã e os pousos, a partir das 15h30, uma média de três horas de voo. Ambos no aeroporto de Luís Eduardo.

São distâncias de 300km até 1000km.


"As provas de voo em Planadores analisam três fatores: tempo, distância e velocidade. É estipulado um tempo mínimo de prova e quem ganha é quem fizer naquele tempo estipulado, com a maior velocidade e a maior distância", explicou a presidente da Federação Brasileira de Voo em Planadores (FBVP), Valeria Caselato.


Jovens e mulheres

Tiago Raupp, de 17 anos e Iago Manzi Novais, de 18, são os mais novos formandos e irão competir. De acordo com Valeria, o esporte ainda não é tão popular entre os mais jovens e as mulheres. A presidente da FBVP será a única mulher na competição.  E a primeira-dama do município, Cinthya Borges vai se aventurar no esporte, no início da tarde deste domingo.


O 63° Campeonato de Voo em Planadores tem o apoio da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Esporte, na pessoa da secretária, Vânia Cenci.


Informações em tempo real podem ser acessadas pelo site: planadores.org.br. 


Ascom / PMLEM

bottom of page