• Por Dr. Adriana Victor Barros

Meu filho range os dentes a noite, o que pode ser?


Qual mãe ou pai não fica angustiado ao ver o filho ranger os dentes enquanto dorme? Na prática clínica da Odontopediatria não é raro receber cuidadores que relatam o barulho que seus filhos fazem com frequência durante o sono.


O Bruxismo é uma atividade muscular mandibular repetitiva caracterizada por apertar ou ranger os dentes que pode ocorrer durante o sono. É considerado um problema multifatorial por não ter uma causa específica.


O ato de ranger ou apertar os dentes normalmente esta associado a alguns fatores, como:

Genética: 21 a 50% dos pacientes com bruxismo possuem membros com parentesco direto que também tem bruxismo ou relata ter apresentado tal condição.


Estresse: é um fator importante para o desenvolvimento ou a exacerbação do bruxismo.

Obstrução das vias aéreas superiores: crianças com essa alteração tendem a desenvolver o hábito do bruxismo.


Hábitos para dormir: crianças que dormem menos de oito horas por noite e em quartos tenham luzes e barulhos, normalmente vindos de televisores, apresentam maior frequência de bruxismo.


Transtornos de déficit de atenção e hiperatividade e Doenças neurológicas : crianças acometidas apresentam mais bruxismo que as não acometidas.


Só falamos de tratamento do bruxismo quando o fator causador é identificado e totalmente controlado. Por isso é mais correto falar em “controle” do bruxismo, isso através do controle de fatores associados e proteção das estruturas dentais.


O controle dos fatores associados normalmente é multidisciplinar, devendo haver inclusão de outros profissionais como Otorrinolaringologista, Medicina do Sono e Psicólogo.


A proteção das estruturas dentais é feita através do uso de placas rígidas de acrílico ou aparelhos siliconados miofuncional.


Ao bruxismo pode causar desgaste e sensibilidade dental, dor muscular, dores de cabeça, alteração no sono, prejudicar a erupção do permanente dentre outros.


É fundamental o diagnóstico precoce do bruxismo, e o controle pode ser iniciado a partir de 3 anos de idade. Procure um Odontopediatra, a criança com bruxismo deve ter atenção em dobro.