top of page
  • Da Redação / Classe A com informações da Ascom FPI

Agentes resgatam mais de 290 animais em mais um dia de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), na r


Duzentos e noventa e um animais foram resgatados, ontem (25/04), no município de Ipupiara, Oeste da Bahia, durante uma operação dos agentes de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que está sendo realizada na região de Ibotirama. Técnicos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e Ministério Público da Bahia (MP-BA) estiveram em mais de 50 residências e encontraram, em sua maioria, aves – papagaios, cardeais, azulões, periquitos, maritacas, etc. -, além de um mico. Todos os animais silvestres estavam em cativeiro e muitos viviam em gaiolas extremamente sujas, com fezes espalhadas pelo ambiente, o que acarreta doenças e configura sinais de maus tratos.

Até agora, um total de 920 animais foram resgatados pelos agentes da FPI, em oito dias de operação em Ibotirama e localidades próximas. A maioria são pássaros silvestres, mas também foram encontrados dois filhotes de veados. Os bichos eram criados como animais de estimação, em uma casa. O morador recebeu uma multa do Ibama. Um criador de aves também foi preso por possuir pássaros sem registro e uma ave com a anilha adulterada, o que configura crime ambiental. Todos os animais resgatados passam por um processo de reabilitação e são reinseridos na natureza. A pessoa que for flagrada criando animais silvestres em cativeiro, sem a autorização do Ibama, pode ser multada e até presa.

Os moradores de Ibotirama que tiverem animais silvestres em casa podem entregá-los, de forma voluntária, em um posto-base da Fiscalização Preventiva Integrada, localizado na rua Professor Machado, número 36, bairro São Francisco. Não haverá aplicação de nenhuma penalidade durante a entrega voluntária, que acontece até as cinco horas da tarde de hoje (26/04).

bottom of page