top of page
  • Ascom P. M. LEM

Secretaria de Saúde de LEM realiza Campanha de Hanseníase e Verminoses em escolas municipais


A Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância em Saúde e em parceria com a Secretaria de Educação, realiza de 07 de novembro a 03 de dezembro, a Campanha de Hanseníase e Geohelmintíases (verminoses) nas escolas municipais de Luís Eduardo Magalhães.


A campanha nas escolas objetiva a identificação e tratamento de casos suspeitos de hanseníase, redução da carga parasitária de geohelmintíases nos estudantes e mobilização e orientação de professores e alunos sobre as infecções. A meta da secretaria é atender 11.980 estudantes entre 5 a 14 anos, que segundo o Ministério da Saúde, apresenta maior vulnerabilidade às infecções.


Para a farmacêutica do Programa de Hanseníase no município, Juliana Remolli, a campanha é de grande importância para a prevenção e promoção da saúde dos escolares. “Vamos fornecer aos estudantes do ensino público fundamental a medicação Albendazol de 400 mg para o tratamento coletivo de verminoses e, através do método do espelho, vamos prevenir e descobrir precocemente casos suspeitos de hanseníase. Os estudantes com suspeita de hanseníase serão encaminhados à rede básica de saúde para a confirmação do diagnóstico e tratamento.”, explicou Juliana.


Sobre as doenças - As geohelmintíases são infecções causadas por parasitas que se desenvolvem no trato intestinal humano e que passam parte de seu ciclo de vida no solo, acarretando sua contaminação, bem como da água e de alimentos com os ovos ou larvas desses agentes. O tratamento é simples e realizado com medicamentos de uso oral, de amplo espectro.


Já a hanseníase é uma doença infectocontagiosa, de evolução lenta, que se manifesta principalmente através de sinais e sintomas dermatoneurológicos: lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés. O diagnostico precoce da hanseníase e o seu tratamento adequado evitam a evolução da doença e consequentemente impedem a instalação das incapacidades físicas por ela provocadas.


bottom of page