• CDL / BH

Descubra agora como usar o WhatsApp Business para vender mais


O WhatsApp lidera o ranking de aplicativos com usuários mais ativos no mundo, ganhando até do Facebook. De acordo com a Statista, cerca de 1,6 bilhão de pessoas acessam o app mensalmente. No entanto, você sabe como usar essa ferramenta para fazer negócios? É aí que entra o WhatsApp Business.


O WhatsApp Business é a versão do mensageiro destinada à comunicação entre empresas e clientes. A ferramenta comercial tem recursos para organizar conversas e automatizar interações. Isso torna a comunicação mais eficiente e ajuda nas vendas.


Para auxiliá-lo a entender melhor como funciona o WhatsApp para empresas, preparamos este artigo. Veja, a seguir, quais são as vantagens de utilizar a versão comercial do aplicativo e aprenda a usar a ferramenta para aumentar as vendas. Boa leitura!



Como funciona o WhatsApp Business?

O WhatsApp é um aplicativo de troca de mensagens. No entanto, diferentemente da versão tradicional, o WhatsApp Business tem recursos gerenciais com o objetivo de organizar o atendimento e melhorar a comunicação com os clientes. As funcionalidades da conta empresarial incluem:

  • perfil comercial com informações úteis sobre o negócio;

  • etiquetas a fim de categorizar as conversas;

  • respostas automáticas;

  • estatísticas de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

Aliás, é possível se cadastrar no aplicativo até com o número fixo da empresa. Assim, a conta pode receber selos de verificada e confirmada, de forma similar ao Facebook e ao Instagram.

Quais são as vantagens de utilizar o app no comércio?

O aplicativo nasceu para as interações pessoais, e aproveitar o recurso nos negócios é um caminho de se comunicar com os clientes de maneira mais próxima, como se fosse uma conversa entre amigos. Isso contribui para a nutrição de relacionamentos e a fidelização.

Além do mais, o canal de comunicação é rápido e garante praticidade aos consumidores. Em resumo, os principais benefícios de usar a versão comercial são:

  • baixo custo: o aplicativo é gratuito;

  • grande alcance: só no Brasil, já são mais de 124 milhões de usuários ativos;

  • alta taxa de abertura: ninguém resiste a uma notificação no celular e já corre para ver o teor da mensagem;

  • maior credibilidade: ter uma conta comercial é sinal de profissionalismo e transmite mais confiança ao consumidor;

  • conteúdos dinâmicos: o app suporta diversos formatos, como textos, áudios e imagens;

  • recursos mais amplos: é possível salvar mensagens predefinidas, automatizar interações e mensurar os resultados. Essas funcionalidades estão indisponíveis na versão tradicional.

Como criar um perfil para a loja?

O primeiro passo é escolher um aparelho e uma linha de uso exclusivo da empresa. Separar o WhatsApp profissional do pessoal é fundamental com o intuito de garantir qualidade e agilidade no atendimento.

Dito isso, é só baixar o aplicativo no smartphone — disponível para Android e iOS — e preencher os dados de apresentação, como:

  • nome da empresa;

  • breve descrição sobre o negócio;

  • foto de perfil;

  • telefones;

  • endereço;

  • e-mail;

  • site;

  • perfis nas redes sociais;

  • horário de funcionamento.

O processo é bem intuitivo, e você não terá dificuldades para configurar tudo. Depois de cadastrada, a conta pode ser acessada também pelo computador. Com um mouse e um teclado, você conseguirá gerenciar os atendimentos pelo canal com mais agilidade.

Como utilizar o WhatsApp Business para aumentar as vendas?

Como você pôde perceber, o app é um canal de vendas valiosíssimo. Contudo, para obter resultados positivos com a ferramenta, é necessário usá-la de forma estratégica. Enviar mensagens indiscriminadamente sem o mínimo de planejamento pode afastar clientes em vez de atraí-los.

Além disso, é importante definir quem será o colaborador responsável por trocar mensagens com os clientes e estabelecer uma rotina para a atividade. Isso garante precisão e agilidade nas respostas. Confira, adiante, uma série de dicas práticas a fim de alavancar as suas vendas com o WhatsApp Business.


Tenha uma boa lista de contatos

A lógica é bem simples: para enviar mensagens promocionais aos clientes, você precisa ter os contatos salvos no aparelho, não é mesmo? É por isso que você deve ter uma boa lista de contatos.

Para conseguir esses números, você pode acessar as informações de cadastro de clientes da loja. Todavia, lembre-se de segmentar as listas com base em clientes com características e preferências semelhantes. Dessa forma, é possível enviar conteúdos adequados aos interesses de cada consumidor.


Saiba utilizar as etiquetas

A ferramenta comercial permite organizar conversas com etiquetas coloridas. Portanto, utilize esse recurso a seu favor. Funciona assim: você abre a conversa e insere uma tag para encontrá-la facilmente, organizar o atendimento e garantir que nenhum cliente fique sem resposta.


É possível fixar uma das etiquetas padronizadas do próprio app — como novo cliente, novo pedido, pagamento pendente, pago e pedido finalizado — ou personalizar de acordo com as necessidades do seu negócio.


Nesse contexto, segue uma dica importante: desative o recurso de confirmação de leitura. Como é necessário abrir as conversas para fixar as etiquetas e identificar demandas urgentes, é comum que você não consiga responder a todos os recados imediatamente. Se o cliente vir que a mensagem foi visualizada e não respondida, ele pode se sentir ignorado e ficar chateado com isso.


Aposte nas respostas automatizadas

Configure mensagens automáticas para dar boas-vindas a um novo consumidor ou informar sobre ausências. Quando um cliente enviar uma mensagem fora do horário de atendimento, por exemplo, o app responde automaticamente para confirmar que a mensagem foi recebida e será respondida em breve. Esse cuidado tranquiliza o consumidor e evita uma ansiedade desnecessária.


Divulgue campanhas

O WhatsApp tem um recurso conhecido como listas de transmissão. Por meio dessa funcionalidade, é possível enviar campanhas de marketing em massa, mas a janela de conversa individual só é aberta se o cliente responder.


Entretanto, só recebem as comunicações os usuários que tiverem o seu número salvo no aparelho. Portanto, é necessário criar incentivos para que os clientes adicionem o seu contato no celular para receber conteúdos e promoções exclusivas.


Interaja com o público

O WhatsApp não é um canal exclusivamente para divulgação em que você envia mensagens, e o consumidor apenas recebe. Esse é um aplicativo de interação bidirecional. Sendo assim, é importante engajar o consumidor e interagir com ele.


Responda rapidamente

Nunca deixe o cliente por dias à espera de uma resposta. Lembre-se de que o novo perfil do consumidor é imediatista e deseja respostas rápidas, principalmente pelo WhatsApp. Se ele não tiver o devido esclarecimento no timing certo, perderá o interesse na compra.


Sendo assim, utilize o recurso de respostas rápidas disponível na versão comercial. Com ele, você pode salvar textos padronizados para responder a questões mais frequentes. Dessa forma, é possível acelerar o tempo de resposta, já que você não vai precisar digitar tudo novamente. No entanto, utilize os recursos com moderação. Mensagens engessadas e sem o mínimo de personalização costumam frustrar os clientes.


Analise as estatísticas

Se você envia 1.000 mensagens, por exemplo, mas apenas 100 delas são entregues, pode ser sinal de que a sua comunicação é inconveniente, por isso, os consumidores estão bloqueando o seu número. Isso também pode acontecer caso o usuário não tenha o seu contato salvo no aparelho a fim de receber as mensagens da lista de transmissão.


Sendo assim, acompanhe todas as estatísticas: mensagens recebidas, enviadas, entregues e lidas. Analisar os resultados é fundamental para certificar-se de que a estratégia está funcionando.


Usar o WhatsApp Business para se comunicar com os clientes é uma excelente estratégia para melhorar o relacionamento com eles, fidelizar e vender mais. No entanto, lembre-se de enviar apenas conteúdos relevantes e responda rapidamente sempre que o consumidor acionar o atendimento. Siga todas as dicas e veja os resultados no seu faturamento.


Achou o conteúdo interessante? Então, que tal dividir esse conhecimento com os seus contatos? Compartilhe o post nas suas redes sociais e mantenha os seus amigos informados.


Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com