• Conversion

Bijuterias: entenda os fatores que causam alergia e saiba como evitar reações


Brincos, colares, pulseiras, anéis, braceletes… As joias e bijuterias, sem dúvida, fazem toda a diferença no visual. Seja em um look básico para o dia a dia, seja para uma festa ou ocasião especial, elas complementam as roupas e os calçados, sendo uma ótima forma de mostrar ao mundo seu estilo e personalidade.


Entretanto, algumas pessoas encontram dificuldade para usá-las. Isso acontece devido a reações alérgicas a componentes utilizados na fabricação das peças, o que acaba causando um grande desconforto e, muitas vezes, provocando sensações incômodas na pele. Entenda mais sobre os fatores que causam a alergia.


Metais das bijuterias e joias

As peças de bijuteria contêm um metal chamado níquel em sua composição. Algumas pessoas são alérgicas a essa substância e, por isso, não conseguem utilizar acessórios sem apresentar sintomas como coceira, vermelhidão e irritação no local.


Ao perceber os sinais de alergia, o mais indicado é suspender o uso da peça e procurar orientação de um dermatologista, principalmente em casos de inflamação, que normalmente acontece devido ao uso de brincos. O médico pode orientar o paciente a tratar e hidratar a pele, que tende a ficar ressecada e pode até mesmo sofrer descamação.


Infelizmente quem tem alergia precisa evitar ao máximo o contato com itens que contêm níquel, pois os sintomas podem voltar a aparecer. A solução, nesse caso, é apostar em peças finas, como as fabricadas em ouro ou prata, para fugir das possíveis reações alérgicas.


Peças de ouro são uma alternativa

A melhor alternativa é o uso de joias feitas de ouro, que não causam alergia e são muito bonitas e sofisticadas, com opções em ouro branco ou amarelo.


Pulseira, anel, brinco e a corrente de ouro, além de não provocarem alergias ou irritações, são elegantes e nunca saem de moda. É certo que você terá que investir mais nessas peças do que investiria nas bijuterias de metal ou outros materiais, mas o custo-benefício vale a pena. Afinal, além de proporcionar mais conforto ao evitar as reações alérgicas, as joias, quando bem cuidadas, duram a vida toda.


Se não quiser ou não puder comprar muitas peças de uma vez, comece investindo em brincos e outros acessórios que sejam fáceis de combinar e possam ser usados tanto durante o dia quanto à noite. Assim, você mantém seu visual sempre atualizado e elegante com a ajuda das joias.