Edições impressas
capa_496.jpg
Please reload

  • Facebook Basic Black
Siga Jornal Classe A

Roncar NÃO é normal

November 23, 2019

 

Um suspiro, uma respiração mais intensa e, de repente, um barulho mais alto. Ouvir seu filho roncar pode revelar uma série de problemas, e quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais eficiente será o tratamento.

            Ronco não é uma coisa normal ou saudável, há estudos que mostram que as crianças que roncam apresentam hipóxia (diminuição de oxigênio nos tecidos), isso pode causar, alteração de crescimento, sono agitado, alteração de concentração e memória, ansiedade, agitação durante dia, entre outos. É comum observar o ronco em crianças de 2 a 9 anos de idade.

 

            O mais importante é identificar o porquê a criança está roncando. Pois o que provoca o problema normalmente é a obstrução das vias aéreas (dificuldade em respirar pelo nariz), essa pode ser causada por vários motivos, como alergias - a poeira, por exemplo - adenoide (carne esponjosa no nariz) e infecções - na amígdala ou na garganta. É importante observar o período, intensidade do ronco, como e quando acontece. O cansaço e a obesidade são outras causas possíveis, pois a musculatura fica mais fraca e acaba dificultando a respiração. No caso do excesso de peso, a gordura acumulada em volta do pescoço também atrapalha.

 

            O crescimento e desenvolvimento crânio facial (estruturas óssea da cabeça) dependem da respiração nasal e da musculatura adequada, quando há alterações nesses dois pontos, as estruturas bucais também sofrem. Normalmente o paciente que respira pela boca apresenta apinhamento dentário (dentes tortos), palato (céu da boca) profundo, posição de língua baixa, mordida cruzada, dentre outras problemas.

 

            Hoje a Odontologia Miofuncional disponibiliza aparelhos de alta tecnologia, confortáveis e de fácil adaptação, que apresentam excelentes resultados. O tratamento pode ser iniciado a partir de dois anos e meio de idade, a principal finalidade desse é restabelecer a respiração e a musculatura da criança, além de proporcionar um alinhamento dentário natural e desenvolvimento ósseo.

 

            O ronco é um sinal de que algo está errado e que a criança não está respirando corretamente, é preciso investigar vias aéreas superiores e inferiores, portanto busque um Médico Otorrinolaringologista e um Odontopediatra/Ortodontista para um diagnóstico e tratamento precoce.  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Parceiros

Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com