Edições impressas
capa_496.jpg
Please reload

  • Facebook Basic Black
Siga Jornal Classe A

Feiras agrotecnológicas são importantes aliadas para difusão de novas variedades de sementes

May 29, 2019

 

A Aprosem – Associação dos Produtores de Sementes dos Estados do Matopiba, tem por objetivo reunir os produtores de sementes desses Estados, desenvolvendo trabalhos de promoção e fortalecimento do setor. A região que possui reconhecimento internacional na produção de culturas como a soja, milho, algodão e forrageiras com grandes áreas aptas aos cultivos dessas espécies conta as Feiras como aliadas para o alcance do objetivo da entidade.

 

De acordo com Ivanir Maia Diretor Executivo da APROSEM nos processos produtivos, são necessárias máquinas e insumos modernos, juntamente com processos dinâmicos e integrados, desta forma as Feiras são grandes palcos para apresentação das novidades tecnológicas aos agricultores, presentes em várias microrregiões nos quatro Estados do Matopiba.

As principais delas estão a cada ano se especializando mais no público do agronegócio, sendo constatadas ampliações em todas Elas. Ainda de acordo com Maia, como insumo de alta tecnologia, as sementes estão na lista das inovações que em todas as feiras são apresentadas, “para que o público conheça as empresas e as cultivares promissoras. Neste ano, associados da Aprosem estiveram presentes em todas as feiras, fortalecendo relacionamento e expondo as novidades”, ressalta.

 

De acordo com Eneas Bovino Polaco, presidente da Exposoja que acontece no Piauí, as feiras são importantes aliadas para a região do MATOPIBA já que promovem o desenvolvimento do agronegócio de modo geral, é nas feiras, onde os produtores encontram, “novas tecnologias em máquinas, novas tecnologias em genética, principalmente com as inovações genéticas que, é claro, desenvolvem toda a região, fazendo assim importantes todas as Feiras que acontecem na região do MATOPIBA” destaca.

 

A Agrotins que acontece em Palmas, Tocantins, de acordo com a organização tem foco na transferência de tecnologia, tendo a capacitação do produtor rural não somente no período da Feira, mas durante todo o ano no Centro Agrotecnológico de Palmas acontecem práticas com áreas de plantios, indo do manejo à colheita da lavoura. O secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins, César Halum pontua a multiplicação de tecnologias por meio de “eventos como palestras, dia de campo, workshops, cursos, capacitando milhares de produtores, principalmente, agricultores familiares que serão multiplicadores dessa tecnologia em seus municípios”, destacou.

 

Para o vice-presidente ABRASEM - Associação Brasileira de Sementes e Mudas e APROSEM - Associação dos Produtores de Sementes dos Estados do Matopiba, Idone Grolli, os dias de campo ainda se constituem na melhor forma de transferência de tecnologias e que as “as feiras transferem pouca tecnologia. Os agricultores têm mais interesse sobre máquinas. Quanto a tecnologia só acreditam quando testadas em suas fazendas” pontua.

 

O calendário dos maiores eventos agrotecnológicos dos estados que compõem o MATOPIBA está estrategicamente alinhado com o melhor período para aquisição de maquinários, tecnologias e principalmente as novas variedades que serão cultivadas na próxima safra. Na ordem, as Feiras acontecem no mês de maio, Agrotins no Tocantins, Exposoja no Piauí, Agrobalsas no Maranhão e Bahia Farm Show em Luís Eduardo Magalhães que encerra o calendário no dia primeiro de junho!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Parceiros

Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com