Edições impressas
capa_496.jpg
Please reload

  • Facebook Basic Black
Siga Jornal Classe A

Sua língua está no lugar certo?

 

A língua no lugar errado pode causar problemas ortodônticos sérios. Este órgão que é responsável pela deglutição tem importância também na posição dos dentes, respiração e têm influência na direção de crescimento da face. 

 

O correto posicionamento da língua em relaxamento é encostada suavemente no palato (céu da boca) e com a ponta atrás dos incisivos superiores (quatro dentes anteriores) sem toca-los. Essa posição é passiva, e o paciente não deve se preocupar em mantê-la, desde que haja selamento labial a língua se mantém naturalmente no palato pelo vácuo.

 

A língua pode chegar a 500 gramas de força, e é responsável por manter os dentes bem posicionados e estimula o crescimento e desenvolvimento do palato (céu da boca) isso quando a língua está bem posicionada. Quando o contrário acontece e o posicionamento da língua é incorreto, problemas ortodônticos como mordida cruzada, mordida aberta, atresia maxilar, apinhamento e retrusão mandibular podem ser observados. 

 

A posição inadequada da língua também ocasiona alterações de fala, respiração, deglutição, sucção, mastigação e na direção de crescimento da face. 

 

Para corrigir a influência negativa da língua no arco dentário e nas funções, é necessário identificar exatamente a causa, promovendo a reprogramação da posição lingual. O tratamento deve ser multidisciplinar, com odontopediatra e o fonoaudiólogo. A correção é promovida com a odontologia miofuncional que trabalhará com aparelhos e exercícios através de inibição e estimulação dos músculos da face e respiração. 

 

O tratamento deve ser iniciado assim que diagnosticado o problema para evitar alterações que podem vir a ser permanentes.

 

Dra. Adriana Victor de Barros, Odontopediatra, Ortodontista e Odontologia Miofuncional.

CRO: 12975

Contato: adrianavictorb1@gmail.com

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Parceiros

Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com