Edições impressas
capa_496.jpg
Please reload

  • Facebook Basic Black
Siga Jornal Classe A

Saúde auditiva: A importância do teste da orelhinha nos bebês recém-nascidos

 

Todos os bebês que nascem no hospital devem fazer a triagem auditiva neonatal, também chamada de teste da orelhinha, como orienta o Ministério da Saúde. Já os bebês que nascerem fora do ambiente hospitalar devem fazê-lo o mais breve possível após a alta hospitalar. 

 

O teste deve ser feito nos primeiros dias de vida do bebê, sendo fundamental para detectar possíveis problemas auditivos que podem prejudicar o desenvolvimento, a fala e o aprendizado da criança. 

 

A audição é um dos cinco sentidos, é responsável pela percepção dos sons, sendo importante para o desenvolvimento da fala. 

 

O exame é realizado pelo fonoaudiólogo, leva cerca de dez minutos e não incomoda e nem acorda o bebê, como explica o otorrinolaringologista, Hugo Rodrigues.

 

“O teste da orelhinha indica o bom funcionamento da orelha e avalia a presença de emissões otoacústicas, que provém da cóclea, principal órgão da audição.”, alerta o especialista.

 

 

Malformações congênitas, doenças genéticas e doenças infecciosas que atingem as gestantes, como rubéola e toxoplasmose, são causas de problemas auditivos.

 

“As deficiências auditivas devem ser tratadas logo no início da vida para não causarem prejuízos ao desenvolvimento da linguagem. A incidência de problemas auditivos em recém-nascidos é de 3 casos para cada 1000 nascidos vivo.”, comenta o otorrinolaringologista, Hugo Rodrigues.

 

Após o diagnóstico, o bebê deve ser acompanhado pelo otorrinolaringologista e por um fonoaudiólogo. E deve ser estimulado para ter o desenvolvimento da fala otimizado. 

 

Alguns casos, após um tempo de acompanhamento e terapia, os pacientes são encaminhados para cirurgia de implante coclear (ouvido biônico) caso a perda auditiva seja muito profunda. Independente da idade da criança, se os pais perceberem que a criança não está ouvindo bem, deve sempre procurar um especialista.  

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Parceiros

Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com