Secretaria da Educação do Estado realiza pré-matrícula de estudantes da Educação Inclusiva

 

A Secretaria da Educação do Estado iniciou, nesta quinta-feira (29), a pré-matrícula para os estudantes com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação. A inscrição pode ser feita até esta sexta-feira (30), via internet, pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). No autoatendimento do site, os pais ou responsáveis legais devem preencher os campos disponíveis no sistema com as informações solicitadas. A confirmação da matrícula será realizada no dia 31 de janeiro, quando os pais deverão entregar os documentos necessários.

 

Dona Margarete da Cruz de Oliveira, mãe do estudante Joselito de Oliveira Neto, 21, do 1º ano, que possui deficiência intelectual, já garantiu a permanência do seu filho no Colégio Estadual Satélite, localizado no bairro de Piatã. A unidade trabalha com a Educação Inclusiva, por meio da qual os estudantes com deficiência estudam e convivem com os alunos sem deficiência. “Estou muito satisfeita com o colégio, pois de todas que o meu filho já passou, esta foi a que ele mais se adaptou e, também, a que eu senti mais firmeza na educação devido ao trabalho de inclusão que é realizado. Por esta razão, eu acabei de fazer a pré-matrícula dele aqui mesmo no colégio, porque apesar deste ser o primeiro ano dele na escola, nós já percebemos o seu desenvolvimento, sem falar nos professores que são muito atenciosos e dedicados”, destacou.

 

Josete Barbosa Barreto também foi pessoalmente ao Colégio Satélite para fazer a pré-matrícula, no 7º ano, do seu irmão Joede Barbosa Barreto, 53, que possui deficiência visual, auditiva e intelectual decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorrido na infância. “Ele acabou de se mudar de São Paulo para Salvador e ao pesquisar sobre escolas especiais tive ótimas referências do Colégio Satélite. Ele já veio conhecer e adorou e sei que vai ficar muito contente ao saber que eu consegui uma vaga nesta escola que possui um trabalho de inclusão diferenciado e que nos recebeu com muito carinho”, revelou, entusiasmada.

 

  

Documentação – Os documentos necessários para a confirmação da matrícula e que deverão ser apresentados na unidade escolar no dia 31 de janeiro são: original do Histórico Escolar; original e cópia da Cédula de Identidade ou Certidão de Registro Civil do responsável legal e do aluno; original e cópia do CPF do aluno; duas fotos 3x4 do aluno; original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito) e original e cópia da carteira de vacinação.

 

Renovação – Já a renovação da matrícula para os estudantes da rede estadual de ensino, que frequentaram regularmente o ano letivo 2018, segue até o dia 17 de dezembro nas unidades escolares ou no sistema disponível no Portal da Educação. Para o procedimento, cada unidade escolar fornece uma carta de renovação de matrícula, que deverá ser preenchida e entregue na secretaria da escola. No documento, o responsável legal do aluno deverá indicar a intenção de manter ou não o estudante na unidade escolar e, também, se deseja mudança de turno.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Parceiros

Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com