Edições impressas
capa_496.jpg
Please reload

  • Facebook Basic Black
Siga Jornal Classe A

Dia mundial do diabetes: Perda de visão é mais frequente em pacientes diabéticos.

November 14, 2018

 

No Brasil, doze milhões de pessoas foram diagnosticadas com diabetes. A retinopatia diabética é a primeira causa da perda de visão em adultos de 20 a 65 anos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBO).

 

O dia mundial do diabetes é lembrado no dia 14 de novembro e cerca de uma a cada três pessoas que foram diagnósticadas com diabetes têm algum grau de retinopatia diabética.

 

E uma a cada dez pessoas evoluem com o comprometimento grave da visão. A prevalência de qualquer grau de retinopatia em pessoas com diabetes é de 35% enquanto que a proliferativa é de 7%, de acordo com a SBO.

 

Caracterizada por alterações nos vasos sanguíneos da retina, a retinopatia diabética se apresenta por meio de lesões ou edemas que podem causar desde pequenos sangramentos até a redução e a perda da visão, como explica o oftalmologista, Juliano Perfeito.

 

“Pequenas hemorragias e inchaços na retina, bem como deslocamento na mesma, hemorragias vítreas (sangramento dentro do globo ocular) e até cegueira total constituem o quadro de evolução da retinopatia diabética. Essas manifestações aparecem geralmente dez anos após o diagnóstico.”

Cada estágio da doença tem suas características específicas. Na fase avançada do diabetes, de acordo com o oftalmologista Juliano Perfeito, pode ocorrer o deslocamento da retina que é causado pelo crescimento desordenado de vasos sanguíneos e de membranas.

 

“Esse movimento acaba “enrugando a retina”,  que afasta de sua posição original e desencadeia o deslocamento da retina. Por isso é importante que o paciente, após receber o diagnóstico de diabetes, vá ao oftalmologista com frequência para a  realização do exame de mapeamento da retina”, finaliza.   

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Parceiros

Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com