Como organizar a geladeira corretamente pode contribuir para sua saúde

July 28, 2018

Armazenar os alimentos nos locais certos evita a multiplicação de bactérias e diminui a probabilidade de produtos estragados

 

 

Refrigerar e armazenar os alimentos de forma correta é essencial para evitar problemas de saúde, já que mina a proliferação de bactérias e diminui a probabilidade de ter produtos estragados. Higiene, organização dos alimentos dentro da geladeira e armazenamento são alguns dos pontos que precisam ser observados.

 

        Ao longo dos anos, os eletrodomésticos ganharam novas funcionalidades e designs. O refrigerador não ficou excluído dessas novidades. Diversos modelos já são feitos com o intuito de facilitar a organização dos produtos na geladeira. Alguns possuem uma gaveta própria para armazenar legumes com um separador, e, acima, outros compartimentos para guardar os alimentos. Outros podem incluir até uma cesta para ovos na primeira grade da geladeira.

 

        O importante é você saber as regras básicas de conservação. As partes mais altas do refrigerador são mais frias. Portanto, devem ser utilizadas para guardar produtos que se deterioram mais rapidamente. A porta da geladeira possui uma temperatura menos fria, sendo indicada para alimentos que não precisam de tanta conservação, como bebidas, temperos e conservas.

 

        Também é necessário ficar atento aos diferentes tipos de modelo existentes no mercado para armazenar com maior eficiência os alimentos. A geladeira duplex é a mais indicada, porque o freezer fica isolado do refrigerador. Nos eletrodomésticos que possuem apenas uma porta, toda vez que a porta é aberta, o freezer também entra em contato com o ar quente do ambiente externo, o que pode prejudicar a conservação.

 

        Leite e seus derivados, alimentos cozidos e que já estão prontos para o consumo e carnes com o consumo imediato devem ficar na prateleira mais alta,. Alimentos descascados ou picados podem ficar na prateleira intermediária. Os ovos nunca devem ficar na porta da geladeira, como frequentemente é feito, porque, nessa região, ocorre muita variação de temperatura, condição perfeita para a multiplicação de bactérias, como a salmonella.

 

Higienização interna

 

        O interior do refrigerador deve ser higienizado a cada 15 dias. Para isso, utilize um litro de água morna e duas colheres de bicarbonato de sódio. O processo deve ser feito preferencialmente quando a geladeira estiver vazia ou em processo de descongelamento. Prateleiras e grades, quando removíveis, devem ser retiradas e lavadas com água e detergente.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Parceiros

Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com