Edições impressas
capa_496.jpg
Please reload

  • Facebook Basic Black
Siga Jornal Classe A

Sua língua está no lugar correto?

 

É comum os pacientes ficarem surpresos quando investigo o posicionamento da sua língua e se os movimentos que ela faz são corretos, por isso, hoje vamos falar sobre ela.

 

            A língua é o órgão responsável pela deglutição e tem importância também na posição dos dentes, no desenvolvimento crânio facial e na respiração. A língua no lugar errado pode causar problemas ortodônticos sérios.

 

            Assim como a coluna vertebral a língua precisa estar posicionada corretamente para evitar problemas de saúde. Acredite, há uma postura correta para este órgão!

 

            O correto posicionamento da língua em relaxamento é encostado suavemente ao palato (céu da boca) e com a ponta tocando os incisivos (os quatro dentes centrais) superiores. Essa posição é passiva, e o paciente não deve se preocupar em mantê-la, desde que haja selamento labial a língua se mantem naturalmente no palato pelo vácuo. Além disso, na hora de engolir o alimento, a língua não pode empurrar os dentes.


            A vedação labial é imprescindível para que esse vácuo se forme. Por isso, pacientes que respiram pela boca têm o posicionamento da língua incorreto, favorecendo problemas ortodônticos como mordida cruzada, mordida aberta, atresia maxilar, apinhamento e retrusão mandibular.

 

            A língua faz parte da estrutura crânio-mandibular, e a relação entre todos os componentes que cercam a boca é como uma equipe de trabalho, todos devem exercer sua função corretamente para que o crescimento e desenvolvimento dos ossos da face ocorram adequadamente.  

 

            É importante frisar que o posicionamento incorreto da língua, a deglutição inadequada e a musculatura fraca ou falta de contração dela alteram todo o crescimento da face inclusive da mandíbula.

 

            Portanto é fundamental identificar esses problemas no inicio (normalmente na fase pré-escolar) para evitar grandes alterações de face e dentes. A Odontologia Miofuncional trata essas alterações com excelência, o Sistema Myobrace tem aparelhos confortáveis e de fácil adaptação e associado aos exercícios fonoarticulatórios promove resultados excelentes e melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes.  

 

            Procure um Odontopediatra e Ortodontista e cuide do crescimento facial adequado da sua família!

 

Dra. Adriana Victor de Barros

 

CRO 12975

 

Odontopediatra, Ortodontista e Odontologia Miofuncional.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Parceiros

Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com