Edições impressas
capa_496.jpg
Please reload

  • Facebook Basic Black
Siga Jornal Classe A

Como funciona um teste vocacional?

July 20, 2018

 

Conversas com psicólogos e entrevistas com profissionais de uma carreira fazem parte do processo

 

 

Uma das estratégias utilizadas por adolescentes que terminam o Ensino Médio e precisam decidir uma área para seguir é fazer um teste vocacional. Essa avaliação passou por diversas modificações durante o século XX – hoje, por exemplo, o termo mais utilizado é orientação vocacional, porque compreende um processo mais amplo e em conjunto com o estudante.

 

        Antes, os profissionais aplicavam testes e, a partir disso, sugeriam as carreiras mais adequadas para cada perfil. Esse sistema diretivo ficou para trás. Agora, o importante é ouvir o que os jovens têm a dizer e levar em conta os desejos e habilidades de cada indivíduo. O diagnóstico é só o começo da jornada. Ainda há outras etapas para a conclusão da orientação profissional ou vocacional.

 

        Diversas instituições oferecem questionários para identificar o perfil de cada estudante por meio da internet. Eles são uma ótima ferramenta para ajudar quem ainda está confuso e não tem muita ideia do que fazer quando terminar o Ensino Médio. Eles nunca devem ser encarados, no entanto, como resultados completamente certeiros e inflexíveis.

 

        O processo mais amplo de orientação vocacional inclui outras etapas além da aplicação de um questionário. Primeiro, é necessário conversar com um psicólogo. Depois, os estudantes passam por dinâmicas, entrevistas e exercícios para descobrir quais são os interesses e aptidões que possuem.

 

        Nessa etapa, também é preciso saber quais são as vontades da pessoa e quais são influenciadas por amigos ou família. A opinião externa é importante, mas nunca deve determinar os gostos e desejos de um jovem. É muito comum, por exemplo, que os pais queiram que os filhos sigam uma carreira com a qual eles não possuem a menor identificação.

 

        Com essas informações, o orientador apresenta opções de profissões e carreiras que podem ser seguidas, de acordo com cada área de interesse. Depois, é necessário ainda passar para a parte prática. Entrevistas com profissionais de uma determinada área são agendadas para tirar dúvidas específicas sobre o dia a dia de uma carreira.

 

        Essa etapa também é importante para que os jovens conheçam a realidade do mercado de trabalho. Ao longo de todo esse processo, o aluno ainda pesquisa a grade de disciplinas das instituições, bem como o custo de cada universidade.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Parceiros

Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com