Edições impressas
capa_495.jpg
Please reload

  • Facebook Basic Black
Siga Jornal Classe A

Saiba como escolher o melhor pressurizador de água para sua casa

Equipamento é ideal para aumentar a pressão de chuveiros e torneiras, entre outros aparelhos

 

 

Quando você percebe que a pressão da água do chuveiro ou da torneira está baixa, pode ser a hora de adquirir um pressurizador de água. Esse equipamento funciona como uma bomba que aumenta a pressão e, consequentemente, a vazão nos pontos de consumo de água. Se a instalação hidráulica estiver correta, você não deve ter problemas com isso. Caso contrário, é necessário buscar outras alternativas.

 

        A pressão dos jatos é medida em MCA (Metro de Coluna de Água), que mede a distância entre a caixa d’água e o ponto de onde saem os jatos, como chuveiro ou torneira. Quanto maior o MCA, maior a pressão. Quando você fizer uso desse artifício, fique ligado com a conta no final do mês. A vazão é maior e você gastará mais água por segundo de torneiras e chuveiros abertos.

 

Tipos de pressurizadores

 

        Existem basicamente dois tipos de pressurizador de água: fluxostato e pressostato. No caso do fluxostato, a bomba só entra em ação depois que o sistema detecta o fluxo de água de forma automática, levando em conta o uso contínuo, e não a pressão. É mais indicado para locais cujo risco de vazamento é maior. Precisam ser instalados 50 cm abaixo da caixa d’água.

 

        O pressurizador com pressostato mantém a pressão constante e é acionado toda vez que há uma queda de pressão na vazão da água. Se você precisa que o aparelho seja instalado no mesmo nível da caixa d’água, esse é o melhor mecanismo de acionamento.

 

        Há, ainda, os equipamentos que já vêm com esse tipo de bomba. Um chuveiro com pressurizador, por exemplo, é adequado para residências que possuem pressão inferior a 5 MCA. Para não beneficiar só um cômodo, como, por exemplo, o banheiro, você deve instalar o aparelho na saída de água da caixa.

 

Capacidade de vazão

 

        Quanto maior é a capacidade de vazão de um pressurizador, maior será seu preço. Por este motivo, é necessário calcular quantos itens você deseja ligar ao pressurizador e quantos litros por minuto você gasta com cada um deles. Se você tem dois chuveiros e uma torneira, por exemplo, o cálculo será o seguinte:

 

        Uma torneira gasta cerca de 0,17 litros por segundo, ao passo que um chuveiro gasta 0,20 litros no mesmo período. Portanto, temos 10,2 litros por minuto gastos com a torneira e um total de 24 litros por minuto. Portanto, você precisará de um pressurizador, no mínimo, com uma vazão de 34,2 litros por minuto. Essas informações podem ser verificadas nas descrições técnicas do aparelho.

 

        Outros aspectos para levar em conta são quantidade de pontos de uso de água na casa, quantidade de litros da caixa d’água, quão alto é o pé direito da casa e se a caixa d’água está no teto ou nivelada ao chão. Depois de observar esses fatores, procure um serviço de instalação de qualidade para fazer todo o procedimento na sua residência.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Parceiros

Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com