Edições impressas
capa_495.jpg
Please reload

  • Facebook Basic Black
Siga Jornal Classe A

Enem 2018: as novas regras do exame e o calendário de inscrições

April 19, 2018

Provas serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro

 

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acontece nos dias 4 e 11 de novembro de 2018. Recentemente, o Ministério da Educação divulgou algumas mudanças e outras regras que já foram modificadas no ano passado e que permanecem neste ano. O anúncio foi feito pelo Ministro da Educação, Mendonça Filho, e pela presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Maria Inês Fini.

 

            Para os estudantes que querem saber como se inscrever no ENEM, é necessário ficar em alerta. As inscrições abrem às 10h do dia 7 de maio e vão até 23h59 de 18 de maio. O valor da taxa é de R$ 82, e o pagamento deve ser feito entre os dias 7 e 23 de maio de 2018. Estudantes que tenham estudado o Ensino Médio em escola pública ou aqueles que fizeram escola particular por meio de bolsa integral e tenham renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio são isentos. Para tanto, é necessário fazer a solicitação na página do participante entre os dias 2 e 11 de abril, antes da abertura das inscrições do ENEM.

 

            O candidato que declarar estar em vulnerabilidade socioeconômica e está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, bem como participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), também não precisam pagar a taxa. O resultado de quem conseguiu a isenção estará disponível no site do exame no dia 23 de abril.

 

            Em 2018, assim como aconteceu no ano passado, o exame será realizado em dois domingos consecutivos (4 e 11 de novembro). No primeiro dia, as disciplinas cobradas serão de linguagens, ciências humanas e redação; o segundo dia, por sua vez, está reservado para ciências da natureza e matemática. A alteração, aqui, é na duração de prova do segundo dia. Agora, os candidatos podem realizar a prova em cinco horas -- trinta minutos a mais do que em 2017.

 

            Outra novidade é que o candidato pode remarcar o exame em até cinco dias depois da última prova por motivos de logística. Só em 2017, cerca de 3,5 mil estudantes tiveram que fazer a prova em outro dia por problemas como falta de energia nos locais de prova.

 

            O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também retirou a exigência de respeitar os direitos humanos na redação. Antes, se o candidato cometesse esse erro, a nota da redação era automaticamente zerada. O Ministro Mendonça Filho explicou que está atendendo a uma decisão judicial. “O Inep está cumprindo a decisão do Supremo Tribunal Federal. Vai continuar como foi em 2017”, disse.

 

            Confira o calendário do ENEM 2018:

 

Pedido de isenção e justificativa de falta

2 a 11 de abril

 

Resultado da solicitação de isenção

23 de abril

 

Inscrições

7 a 18 de maio

 

Pagamento da taxa de inscrição

até 23 de maio (horário bancário)

 

Solicitação de atendimento pelo nome social

28 de maio a 3 de junho

 

Confirmação do local de prova

Outubro de 2018

 

Provas

4 e 11 de novembro

 

Divulgação dos resultados

Janeiro de 2019

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Parceiros

Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com