Edições impressas
capa_496.jpg
Please reload

  • Facebook Basic Black
Siga Jornal Classe A

Lírios: conheça a simbologia das flores que representam a pureza

November 1, 2017

 

 

Pureza, amor, espiritualidade... Os lírios possuem uma história milenar e múltiplos significados. Essas flores normalmente nascem em regiões mais frias e úmidas da Europa, Ásia e América do Norte. A sua existência é milenar: na China, os lírios são cultivados há nada mais nada menos do que 3 mil anos. Atualmente, existem cerca de 100 espécies no mundo de diferentes cores,  incluindo lírio-japonês, lírio-trombeta e lírio-asiático.

Cores e significados

De modo geral, pode-se dizer que os lírios brancos simbolizam pureza e inocência, enquanto os amarelos podem simbolizar tanto uma amizade que deseja se tornar um romance quanto decepção e desengano. Os azuis transmitem segurança e os com pétalas laranjas, fascínio e atração. Outros significados estão atrelados com zelo e felicidade.

 

Por falar em felicidade, uma curiosidade é que esse sentimento transmitido pelos lírios é proveniente da substância feniletilamina presente nas flores, capaz de propiciar um delicioso perfume responsável pela sensação de tranquilidade e bem-estar. Os lírios também são as flores da sensualidade, da sedução e do amor. Uma crença popular também dizia que elas ajudavam a reconciliar os amantes que tinham se separado por meio de um pedaço do bulbo da flor.

 

Apesar dos significados atuais, é importante destacar que a espécie foi utilizada em diversos contextos na história. Presente em passagens da bíblia, no século XVII, ela era utilizada para decorar igrejas como uma forma de simbolizar virgindade, pureza e santidade. Para tanto, os órgãos masculinos e femininos da flor eram retirados, tornando-a, realmente, virgem. Esse significado se mantém até hoje, motivo pelo qual é tão usado em cerimônias religiosas e casamentos.

 

Religiões afro-brasileiras também possuem grande apreço pelos lírios. No Candomblé e na Umbanda, o lírio é oferecido a Oxum, deusa das águas doces, além de representar Oxalá, divindade associada com a criação do mundo e da espécie humana.

 

A flor é uma das mais vendidas e conhecidas do mundo, podendo inclusive ser adquirida online.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Parceiros

Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com