Edições impressas
capa_496.jpg
Please reload

  • Facebook Basic Black
Siga Jornal Classe A

Entenda as diferenças entre a calvície masculina e a feminina

October 18, 2017

 

Os cabelos são uma parte importante da figura estética que temos. Quem deseja cuidar bem da sua aparência deve dar atenção especial a eles, pois servem como um "cartão-postal" da nossa imagem.

 

Você sabia que as diferenças entre os cabelos de homens e mulheres vão muito além da escolha de produtos e cortes? Tanto a textura quanto o crescimento são bem diferenciados.

 

Até mesmo em problemas como a calvície são encontradas diferenças, e as causas em cada gênero não são as mesmas.

 

O índice vem crescendo

Também chamada de alopecia, é a redução parcial ou total dos fios de cabelo (ou de pelos). É comumente perceptível no couro cabeludo, mas também pode ocorrer em outras partes do corpo.

 

A quantidade de pessoas atingidas por esse problema vem crescendo cada vez mais. De acordo com texto publicado pela Tricosalus Clinics, 80% dos homens perderão cabelos até os 70 anos de idade. Os números também aparecem para as mulheres, que até os 30 anos perderão 25% e após a menopausa serão mais 50%.

 

Quais são as diferenças?

Apesar de ser mais comum em homens, a alopecia também acontece nas mulheres. Há diferenças entre o problema nos dois gêneros. Listamos as principais:

  • Causa nos homens: um dos principais motivadores do problema em homens é a conversão da testosterona em di-hidrotestosterona. Essa mudança hormonal acaba agindo no folículo capilar, reduzindo a produção de cabelo e enfraquecendo os fios. Há também causas hereditárias, em que a queda do cabelo acontece nas áreas frontais e no centro do couro cabeludo.

 

  • Causa nas mulheres: também há a questão da hereditariedade para o aparecimento em mulheres. Alterações da tireoide e problemas de anemia ocasionam na queda de cabelo. Após a menopausa, as chances de as mulheres terem esse problema aumentam, devido à redução na produção dos hormônios femininos.

 

  • Como acontece nos homens: os fios localizados na parte superior do couro cabeludo são atingidos (chamada de coroa da cabeça). A evolução do problema é mais rápida, levando à perda completa dos fios na região.

 

  • Como acontece nas mulheres: os fios vão perdendo as forças e ficando mais finos. Ao contrário dos homens, nos quais a queda geralmente acontece na coroa da cabeça, nas mulheres isso vai ocorrendo aos poucos e por igual.

 

  • Como é percebida nos homens: determinadas áreas da cabeça ficam calvas rapidamente. É possível notar as famosas entradas que identificam o seu princípio.

 

  • Como é percebida nas mulheres: são perceptíveis falhas em algumas regiões do couro cabeludo. No entanto, áreas totalmente calvas são raras nas mulheres.

Não há cura para a maioria dos tipos de alopecia. Com intervenção médica e sob orientação, é possível tomar alguns medicamentos e injeções. Também há a possibilidade de realizar transplante de cabelo.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Parceiros

Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com