Como funcionam os cursos de pós-graduação a distância?

September 22, 2017

 

O Ensino a Distância (EaD) tem se popularizado no Brasil. De acordo com a Abed (Associação Brasileira de Ensino a Distância), em 2015, havia 5 milhões de estudantes nessa modalidade – 1,1 milhão a mais do que em 2014. O Ensino a Distância é procurado por pessoas que, por algum motivo, possuem dificuldade de se locomover diariamente para uma sala de aula e desejam se capacitar, se atualizar ou se especializar. Por meio da internet, isso se torna possível. Para quem já é formado, a pós-graduação é uma alternativa para quem deseja flexibilidade.

           

Há diferentes tipos de cursos a distância. A graduação e a pós-graduação precisam, obrigatoriamente, passar pelo crivo do MEC. A análise é feita com base em indicadores educacionais utilizados para avaliar também os cursos presenciais. Para que uma instituição possa oferecer essas modalidades de ensino, portanto, é necessário que elas sejam devidamente certificadas pelo Ministério da Educação e sigam a lei de diretrizes e bases da educação (LDB).

           

Qualquer curso que utilize a metodologia de Ensino a Distância possui atividades que devem ser realizadas por meio da internet, bem como materiais de estudos, videoaulas e demais recursos presentes em alguma plataforma virtual. As instituições certificadas oferecem desde cursos 100% virtuais até aqueles em que o aluno precisa realizar algumas atividades de forma presencial.

           

Enquanto a graduação prepara o profissional para o mercado de trabalho e oferece conceitos teóricos e práticos para exercer uma determinada profissão, a pós-graduação é voltada para aquelas pessoas que já são formadas e desejam se especializar em alguma área. Nesse caso, o estudante pode optar por fazer um mestrado ou um doutorado – para seguir carreira acadêmica – ou a modalidade lato sensu, que engloba especializações e MBAs e possui uma finalidade mais mercadológica.

 

No Brasil, o termo “pós” ficou mais atrelado aos cursos de especialização que são realizados após uma graduação de nível superior. Essa modalidade é escolhida por candidatos que desejam ter um conhecimento mais aprofundado sobre um determinado tema ou simplesmente o desejo de mudar de área. Normalmente, os cursos de pós-graduação aceitam profissionais formados em diferentes graduações. O único pré-requisito, de fato, é ter um curso de nível superior.

          

Por fim, é importante não confundir pós-graduação com cursos de extensão. Enquanto a primeira modalidade exige que o estudante seja formado, a segunda é oferecida pelas mais de 2.300 Instituições de Ensino Superior  espalhadas pelo país para todos os estudantes que queiram atualizar seus conhecimentos sem o pré-requisito de possuir alguma graduação.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Parceiros

Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com