Edições impressas
capa_496.jpg
Please reload

  • Facebook Basic Black
Siga Jornal Classe A

É doença cárie ou não?

 

Normalmente pais acreditam que toda coloração escura nos dentes pode ser cárie. Hoje vamos conversar sobre isso.

 

            Os molares (dentes posteriores) tanto de leite (decíduo) quanto os permanentes tem como característica comum fossas, fissuras e sulcos, que se assemelham com ranhuras na face oclusal (em cima do dente), onde penetram facilmente os alimentos, principalmente os pegajosos, como biscoitos, doces e etc. O resto alimentar muitas vezes fica aderido ao dente devido à dificuldade de higienização desta área, visto que, mesmo as cerdas das escovas mais finas não alcançam o fundo do sulco.

 

            Com o passar do tempo essas ranhuras podem escurecer, manchar ou pigmentar pela ação dos mais variados corantes dos alimentos, caracterizando os “Sulcos pigmentados”. Normalmente essa pigmentação tem coloração marrom, o que passa a impressão de ser doença cárie aos olhos dos pais.

 

            É importante entender que nem toda pigmentação no sulco é cárie.  Pode se tratar de selamento biológico, que ocorre quando a saliva “fixa” os pigmentos oriundos da alimentação no fundo dos sulcos, ou um processo de desmineralização do esmalte dental. 

 

            As manchas podem ou não estar associada com a cárie. O dentista está apto a fazer um diagnóstico diferencial, levando em consideração características individuais de cada paciente, como higienização, histórico de perdas dentárias e número de dentes restaurados. E assim poder indicar o melhor tratamento que pode variar de observação e acompanhamento das manchas por exame clínico e radiográfico, selante invasivo ou restauração do dente.   

 

            Esteja com sua saúde bucal em dia, agende uma consulta e converse com seu dentista. A prevenção é sempre a melhor opção.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Parceiros

Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com