Edições impressas
capa_496.jpg
Please reload

  • Facebook Basic Black
Siga Jornal Classe A

SPRLEM qualifica piscicultores de Riachão das Neves

 

Depois de muitos anos de espera, um sonho antigo dos produtores familiares de Riachão das Neves, no interior do oeste baiano, tornou-se realidade neste mês de abril: piscicultores das comunidades rurais estão recebendo qualificação profissional por meio de uma parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM), via Senar, e a Prefeitura Municipal. Este primeiro treinamento aconteceu entre os dias 17 a 19 de abril, com a participação de 15 criadores de peixe do povoado do Rio Branco. Uma segunda turma, nesta mesma comunidade, deve receber a qualificação nos dias 20, 24 e 25 deste mesmo mês.

 

De acordo com a mobilizadora de treinamentos do Sindicato, Marissi Ruschel, os treinamentos realizados no município de Riachão das Neves são resultado de uma visita recente aos municípios da área de abrangência do Sindicato, com o objetivo de promover a aproximação do sistema sindical, bem como também levar a qualificação profissional para os produtores rurais de diferentes atividades. “Visitamos prefeitos e secretários de Agricultura, Meio Ambiente e Educação nos últimos meses a fim de conhecermos as demandas destes municípios e firmarmos parcerias para a realização de cursos e treinamentos. Com a parceria da Prefeitura, especialmente na figura do secretário de Agricultura, foi possível mobilizar esses produtores rurais. Temos certeza que os criadores de peixe do município estão recebendo conhecimentos técnicos para progredir na atividade. O Sindicato quer ser agente direto na promoção do desenvolvimento deste setor em cada município de nossa região”, disse.

 

 

Para o secretário de Agricultura de Riachão das Neves, Gel Borges Vital, a realização do treinamento em Piscicultura é a realização de um antigo sonho dos pequenos produtores do município. “A vinda deste curso é a realização de um sonho antigo, pois vai propiciar aos criadores de peixe do povoado do Rio Branco, os conhecimentos técnicos necessários para desenvolver a atividade da piscicultura e melhorar as condições de vida daquelas pessoas. E o nosso município tem amplas condições para o desenvolvimento da atividade, muito embora durante muito tempo não tenha recebido a atenção que merecia”, destacou.

 

Ainda de acordo com o secretário, é preciso agradecer ao Sindicato que, através do Senar, está tornando tudo isso possível. “O Sindicato está abrindo as portas para que a agricultura familiar de Riachão das Neves possa gozar de dias mais promissores, garantindo o domínio técnico das atividades que atualmente desenvolve. É preciso destacar, ainda, que essa ação em conjunto e de tamanha magnitude, entre Prefeitura Municipal e Sindicato, nunca ocorreu em momentos passados. Tudo isso é uma realidade porque ambos comungam da mesma ideia, de que é preciso possibilitar ao pequeno, as condições dignas para ele se manter e crescer na atividade, assegurando o pão de cada dia na mesa de todo produtor”, comemora.

 

 

Treinamentos agendados

 

Além desta qualificação em piscicultura, a comunidade rural de Riachão das Neves deve ser beneficiada também com os treinamentos de Tratorista Básico e Inseminador de Bovinos, que acontecem entre os dias 24 a 28 deste mesmo mês. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Parceiros

Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com