RUI COSTA E OZIEL OLIVEIRA PERCORREM ÁREAS AFETADAS PELA ENCHENTE EM LUÍS EDUARDO: GOVERNADOR ASSUME COMPROMISSOS IMPORTANTES COM O MUNICÍPIO

Luís Eduardo Magalhães recebeu na tarde desta sexta-feira (17), a visita do governador Rui Costa, que veio ver de perto a situação emergencial pela qual passa o município, depois das enchentes ocorridas na última semana.

 

O governador aterrissou por volta das 14h30m no aeroporto da cidade, acompanhado do Secretário de Infraestrutura do Estado - Marcus Benício Foltz Cavalcanti, onde eram aguardados pelo prefeito Oziel Oliveira, todo o seu secretariado, vereadores e centenas de pessoas - servidores públicos, lideranças comunitárias, populares e imprensa local e regional.

 

 

 

Ainda no aeroporto, o governador cumpriu um dos compromissos de sua viagem: a entrega para a Polícia Militar, que atua em Luís Eduardo Magalhães, de 03 (três) viaturas, 01 (um) veículo Fiat Pálio e duas motocicletas. A aquisição atende ao pleito recente do prefeito Oziel Oliveira, em uma de suas viagens à capital para defender os interesses do município.

 

Rui Costa e Oziel Oliveira saíram com suas comitivas, direto para a visitação aos locais mais afetados pelas enchentes: estiveram no loteamento Campos Elísios (área em o asfalto teve que ser cortado para dar passagem ao Rio dos Cachorros); na construção do DISEP; em diversos pontos de contenção do canal; em algumas casas interditadas pela Defesa Civil e em uma das grandes crateras abertas pela erosão – no final da Rua Ibitiba, no bairro Santa Cruz, que segue crescendo desenfreadamente.

 

 

 

O governador mostrou-se estarrecido com a constatação in loco dos estragos produzidos ao longo do canal que corta a cidade pela extensão de 05 (cinco) quilômetros:

 

“A situação aqui é bastante grave. É preciso refazer todo o projeto de macrodrenagem de Luís Eduardo para que eventos como este não voltem a acontecer. O investimento é bastante alto, precisamos trabalhar juntos em um projeto de reconstrução emergencial - Prefeitura, Governo do Estado, Ministério da Integração. Vamos tratar do assunto com a responsabilidade que o caso requer.” Disse o Governador.

 

Na altura da Avenida Salvador, o prefeito Oziel Oliveira pode apresentar ao governador e sua comitiva, uma amostra da situação de muitas moradias da região central da cidade, com rachaduras significativas em suas estruturas, causadas pelo afundamento do solo das proximidades do canal, resultado da drenagem excessiva do grande volume de água das chuvas, impedida de seguir seu fluxo natural no Rio dos Cachorros.

 

“O Rio dos cachorros teve seu curso interrompido de forma irregular em 35 (trinta e cinco) pontos de intercessão, para travessia de ruas, até chegar ao leito aterrado pelos novos loteamentos de forma criminosa e inconsequente. Sabemos que o projeto de macrodrenagem é urgente e seu custo é bastante elevado, por isso nosso grito de socorro foi bem alto! Ainda bem que está sendo ouvido!” Disse o prefeito, Oziel Oliveira.

 

De lá, a comitiva partiu para o terreno sugerido pelo prefeito Oziel para a construção do DISEP, bem mais próximo ao centro da cidade, acessível à população, e com características bem mais adequadas à edificação de suas estruturas. O governador Rui Costa aprovou de pronto a transferência do Distrito para o novo local.

 

Por fim, partiram todos em direção ao Santa Cruz, para que Rui Costa pudesse testemunhar a ameaça constante sob a qual vivem as famílias que residem nas regiões próximas às enormes crateras formadas pela erosão que atinge aquele e outros pontos do bairro, a exemplo do que acontece também no Jardim das Acácias.

 A visita foi encerrada para que ambos – prefeito e governador, seguissem para Barreiras onde foram cumprir agenda de inauguração da primeira etapa da Base Avançada do Grupamento Aéreo (Bavan/Graer). A estrutura inaugurada conta com um helicóptero, dois helipontos, um hangar e sede com alojamento para os policiais, sala de capacitação e dependências administrativas. 

 

 

 

"A função desse equipamento não é apenas cuidar do combate a crimes organizados, mas apoiar a polícia na segurança das cidades e da zona rural. Este helicóptero chega até 20 minutos a várias cidades da região. Ainda vamos trazer alguns equipamentos e adequar a pista, para que um avião também possa fazer o pouso e vir diretamente para a Base Avançada." Afirmou Rui.  

 

Na mesma cerimônia, foram entregues ao município de Luís Eduardo Magalhães, 08 (oito) veículos S 10 que vão reforçar a frota do CIAC – Companhia Independente do Cerrado e as forças policiais do município.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Parceiros

Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com