Sindicato Rural de LEM e Prefeitura Municipal renovam convênio do Programa Despertar, do Senar

 Representantes do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) e do Poder Executivo Municipal assinaram nesta última quarta-feira, 08, o Termo de Cooperação Técnica para renovação do convênio para realização do Programa Despertar, do Senar. O programa tem como objetivo a promoção da educação voltada para a responsabilidade social e a mudança de valores, aliada a uma postura cidadã e socioambiental.

 

Para atingir as metas traçadas, o Programa Despertar desenvolve ações pedagógicas e socioambientais, fundamentadas em parâmetros curriculares nacionais, com foco no tema transversal meio ambiente. As atividades envolvem estudantes, professores e membros da comunidade do entorno da escola, por meio de práticas de colaboração e participação das famílias.

 

 Para a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, Carminha Missio, a assinatura do termo de cooperação técnica é motivo de satisfação para todas as partes envolvidas. "O programa tem foco na construção de hábitos e atitudes das crianças e jovens em prol da concepção de um olhar crítico para a conservação e preservação dos recursos naturais, que proporcione mudanças socioambientais nas comunidades rurais. Pra nós é motivo de imensa alegria receber novamente um programa com uma função tão importante", disse.

 

Próximos passos

 

A partir da assinatura deste termo, o município de Luís Eduardo Magalhães está cadastrado para receber o programa. O convênio foi assinado pela presidente do SPRLEM, Carminha Missio, pelo prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira e, pelo vice-prefeito, Vanir Kölln. O vereador Wangles Glicerio Santos esteve presente e também acompanhou a celebração do contrato entre Sindicato e Prefeitura Municipal. O próximo passo agora é um encontro com os novos gestores municipais que será realizado para assinatura do termo pelo Senar e também para apresentação da proposta metodológica do programa, o papel do coordenador municipal e as ações a serem desenvolvidas durante o ano letivo. Os gestores municipais - representados pelo prefeito ou secretário municipal de Educação - deverão comparecer nos dias 10 ou 13 de fevereiro, das 09h às 11h, para assinatura e recebimento da minuta do contrato.

 

O Programa Despertar

 

O Programa Despertar foi implantado pelo Sistema FAEB/SENAR-BA em 2005, com o objetivo de formar cidadãos empenhados na revitalização da importância do coletivo, na defesa da sociedade e do meio em que vivem, sendo a educação o instrumento para alcançar este objetivo. Somente no ano de 2016, o programa chegou, por meio do SENAR-BA, a 75 municípios baianos e atendeu mais de 100 mil estudantes, sendo realizado em mais de 1.100 escolas públicas rurais da educação infantil (do 1° ao 9° ano), com o envolvimento de mais de 6.700 professores. No município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, o encerramento do programa no ano de 2016 aconteceu no mês de novembro, com premiação para os professores e alunos que se destacaram no decorrer do projeto.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Parceiros

Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com