Edições impressas
capa_496.jpg
Please reload

  • Facebook Basic Black
Siga Jornal Classe A

Conheça e evite os principais erros na redação do ENEM

O jornalista e professor Alan Brito ministrará “aulão” a respeito dos principais erros dos estudantes nas redações do ENEM. O workshop acontecerá no auditório do Hotel LG, no sábado, 11 de fevereiro,  em parceria com a Referência Cursos Profissionalizantes. É a primeira vez que a escola promove este tipo de evento voltado para estudantes o Ensino Médio, Pré-ENEM e Vestibulares. Para participar os estudantes devem realizar a inscrição e doar um quilo de alimento não perecível que será repassado para a AMA – Associação dos Moradores do Aracruz.

 

No ENEM 2017, ao todo, 291.806 redações foram anuladas ou receberam nota zero – a maioria, cerca de 200 mil, por falta do candidato no segundo dia ou apresentação da redação em branco. A fuga ao tema foi o principal erro cometido pelos estudantes. As faltas de domínio da língua portuguesa e da estrutura de uma redação dissertativa também contaram para isso. Parte desconectada, cópia do texto motivador, texto insuficiente, desrespeito aos direitos humanos e não atendimento ao tipo textual foram os outros motivos que atribuíram nota zero aos estudantes.

 

Item básico e diretriz da prova, a falta de respeito ao ser humano e à liberdade individual foi também fator relevante para zerar 5.000 redações. “A intolerância, o preconceito e o discurso de ódio – mesmo que não expressos diretamente - foram alguns dos motivos mais relevantes para a quantidade de redações zeradas e esta é parte das diretrizes da prova. Outro ponto foi a falta de argumentação lógica e de propostas de intervenção que fossem condizentes com o tema”, afirma o professor Alan Brito.

 

O professor Alan Brito é formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul desde 2009 e tem por objetivo auxiliar a formação de domínio da escrita e da capacidade de criação do arcabouço argumentativo dos estudantes. Esta é o primeiro workshop que o professor vai ministrar em Luís Eduardo Magalhães.

 

workshop acontece no dia 11 de fevereiro e as inscrições serão feitas pelo Whatsapp 77 99905-0094, ou na sede da escola Referências Cursos Profissionalizantes, que fica na Rua Paraíba, 699, Centro. A doação de um quilo de alimento não perecível para a participação no evento é obrigatória.

 

Faça também sua incrição on-line: CLIQUE AQUI

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Parceiros

Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com