Sindicato Rural de LEM e Assomiba promovem Seminários de Colheita

 

A operação com qualidade e segurança com foco no controle de perdas é imprescindível para uma boa colheita em qualquer propriedade. Por essa razão, este será o tema dos Seminários de Colheita, promovidos pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) e pela Associação dos Revendedores e Representantes de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba). Os seminários acontecem nos dias 09 e 10 de fevereiro, no complexo Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães.

 

Conforme explica o diretor de capacitação do Sindicato, Luiz Pradella, grande diferencial desta edição do evento é a sua realização em dois dias distintos, a fim de beneficiar maior número de participantes. “É o segundo ano que vamos realizar este seminário que, nesta edição, acontece em dois dias, com duas turmas distintas. Este evento fecha o nosso ciclo de seminários, que são três: plantio, pulverização e colheita. Pretendemos atingir os colaboradores que operam máquinas para colheita e que são também multiplicadores deste conhecimento dentro da propriedade rural. Para participar desta qualificação, o colaborador precisa conhecer o mecanismo básico da máquina. Não se trata de um curso de formação para iniciante, mas de aperfeiçoamento”, disse.

 

Ainda de acordo com Pradella, os conhecimentos adquiridos neste seminário, que tem como foco o controle de perdas durante a colheita, são essenciais, especialmente em períodos em que os produtores enfrentam problemas em suas lavouras. “O nosso seminário tem enfoque nas perdas nesta atividade. Por isso, vamos abordar a questão das regulagens das máquinas, faremos a medição dos índices de perdas em cada máquina das marcas das concessionárias parceiras e o que pode ser feito para reduzir, ao máximo, esse prejuízo ao produtor. Quando se produz é preciso ter a menor perda possível. Muitas das vezes, o produtor não consegue mudar a receita, porque o preço é igual para todos, mas o seu custo pode ser diferente. Se ele tiver melhor eficiência operacional, a sua perda será menor e, consequentemente, a possibilidade do seu lucro será maior”, destaca. 

 

Para a presidente do Sindicato, Carminha Missio, o objetivo dos seminários é fazer com que operadores e produtores rurais estejam atentos à colheita para não se ter perda de grãos, seja por conta da ineficiência da operação ou pela má qualidade desses grãos. “O produtor já encontra muitos desafios durante o processo produtivo de sua lavoura, por isso, o prejuízo em virtude da regulagem incorreta é uma perda adicional, que deve ser evitada. Aquilo que se produz deve ser colhido. Além disso, os seminários são um lembrete para a importância da atualização profissional e do respeito às normas para saúde e segurança do colaborador”, frisa.

 

Atualização profissional

 

O presidente da Assomiba, Fábio Martins, também ressalta a importância do seminário para aqueles que estão no campo e que lidam com tecnologias que não param de chegar, exigindo do colaborador uma constante atualização profissional. “Esta parceria entre Assomiba e Sindicato é muito importante. Um dos nossos objetivos enquanto associação é o de contribuir para a melhoria da mão de obra daqueles que trabalham com as máquinas que nós comercializamos. Um profissional qualificado poderá usufruir o máximo da tecnologia que cada equipamento tem a oferecer. Com uma metodologia simples, que alia teoria à prática, temos conseguido bons resultados”, explica.

 

Inscrições

 

Os seminários serão abertos pelo palestrante Daniel de Vergennes, técnico mecânico de Rondônia, com vasta experiência e conhecimento em mecanização agrícola e colheita. Já no período da tarde, ambas as turmas assistem às demonstrações técnicas das marcas de cada concessionária. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Os interessados em participar devem enviar e-mail para recepcao@sindicatorurallemba.com e requisitar a ficha de inscrição, devolvendo o documento preenchido para este mesmo e-mail. Mais informações pelo telefone 77 3628-2777. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Parceiros

Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com