Agosto foi pintado de lilás pelas mulheres para chamar atenção para um problema sério: O alto índice de violência doméstica, promovido por homens contra suas parceiras. A vereadora Zezilia abraçou a causa e tem promovido diversas iniciativas para tentar amenizar o sofrimento e a dor das vítimas.
Uma dessas ações foi o Café com Zezilia com o tema do Agosto Lilás. A defensora das mulheres reuniu diversas empreendedoras no seu gabinete, para discutir o problema e incentivar iniciativas no meio empresarial.
O evento é uma forma de criar consciência a respeito da campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Para isso, ela levou a equipe do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), para apresentar os números e ações que são realizadas em LEM. No grupo, haviam pessoas que ainda não sabiam exatamente o sentido do Agosto Lilás: “É pra informar, motivar e criar união que nos reunimos hoje. As mulheres precisam se apoiar. Só dessa forma iremos cuidar uma das outras e salvar as vítimas de violência”, expressou emocionada Zezilia Martins.
Além de reuniões e encontros, a edil tem apresentado proposições na Câmara e buscado apoio para a implantação da Ronda Maria da Penha e do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (NEAM), inciativas que permitirão uma ação efetiva no combate e cuidado de mulheres vítimas de violência.
Na sessão, ocorrida na noite de terça-feira (10), por exemplo, fez um forte discurso pedindo um maior comprometimento da Câmara, durante o mês de agosto e apresentou os números do CAM (Centro de Atendimento à Mulher): “Senhor presidente, esses números são assustadores e nós, representantes do povo, a Câmara, pode durante o mês de agosto apresentar iniciativas que chamem atenção para esse problema, contribuindo para amenizar o sofrimento dessas mulheres", concluiu a vereadora em tom de apelo.
As iniciativas têm destacado o mandato da vereadora e sendo coerente com sua visão política, a de que o vereador é um empregado do povo e precisa mostrar serviço e promover transformação na sociedade.
Ascom / Vereadora Zezília Martins
Comments