Até as 17h de segunda-feira (29), Receita Federal recebeu 75 mil declarações de amapaenses do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020, relativas ao ano-base 2019. Isso representa 90% da meta projetada pelo órgão para o Amapá. Faltavam menos que 7,9 mil envios.
O órgão abriu a plataforma em fevereiro, e ela fica aberta até o fim desta terça-feira (30), devido à pandemia do novo coronavírus. As datas de restituição, no entanto, foram mantidas e os pagamentos começaram no mês de maio. A Receita tem como expectativa receber 83 mil declarações no estado. No ano passado, 82,2 mil amapaenses prestaram as contas com o leão. Pelo país, a expectativa chega a 32 milhões. Basicamente, deve declarar imposto de renda quem recebeu a partir de R$ 28.559,70 no ano passado.
Como de costume, os contribuintes que enviam a declaração mais cedo, sem erros, omissões ou inconsistências, também recebem mais cedo as restituições do IRPF, se tiverem direito a elas. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade.
Commentaires