Esforço de Zezília Martins e Daiane Faedo antecipa a implantação do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher em LEM
“Se não fosse essa atuação (das vereadoras) talvez não tivesse saído tão rápido”, essas foram as palavras da delegada Heloísa Brito para Zezília Martins e Daiane Faedo, diante de diversas lideranças, durante a inauguração do Núcleo Especializado de Atendimento a Mulher, na última quinta-feira (15).
Essa rapidez, resultado da cobrança e união de forças intensificada pelas edis, pode não parecer um dado tão importante diante de um olhar desatento, mas as duas representantes legislativas sabem muito bem o que significa tempo para as mulheres que estão sofrendo ameaças de morte, que estão sendo violentadas diariamente por seus ditos parceiros.
Essa preocupação e desejo de cuidar dessas mulheres foi o combustível e a motivação para encarar, por diversas vezes, quilômetros de estradas até a capital baiana pra participar de reuniões com autoridades políticas, ligada a segurança pública estadual e nacional com um único objetivo, implantar a NEAM.
Por outro lado, o apoio incondicional do prefeito Júnior Marabá foi essencial para adiantar o ritmo de implantação: “Como a delegada disse, foi uma união de forças. E fomos atrás do que estava a nosso alcance para que esse dia chegasse. O prefeito Júnior Marabá foi muito sensível a causa, nos escutou e fiz o que pode para que a NEAM fosse instalada”, expressou a vereadora Zezília Martins.
O Núcleo Especializado em Atendimento à Mulher (NEAM), foi projetado para fornecer suporte jurídico e psicológico-social a todas as mulheres vítimas de violência. Devida os grandes índices, esse aparelho promoverá um grande avanço no combate a violência contra a mulher em Luís Eduardo Magalhães.
Segundo as vereadoras, é um grande passo, mas muita ainda precisa ser feito e os resultados só serão ainda maiores quando houver união entre as mulheres, principalmente entre as vítimas. “Estamos a disposição para continuar essa luta, mas sozinhas é muito mais difícil. Estamos a disposição de todas vocês para vencer essa mal”, expressou as edis.
Comments