top of page
tarja_branca.jpg
JORNAL_REFERENCIA.jpg

Embasa fornece água para Wanderley e Muquém do São Francisco por sistemas alternativos após temporal

  • Foto do escritor: Da redação
    Da redação
  • 29 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

ree

Os municípios de Wanderley e Muquém do São Francisco, no Oeste da Bahia, já estão recebendo água tratada após o temporal de sexta-feira (26), graças a sistemas emergenciais implantados hoje (28) pela Embasa. A chuva intensa que caiu na região havia deixado submersa a principal estação elevatória de água tratada e o sistema integrado que atende os dois municípios parou de operar.


Ontem (27), o gerente regional da Embasa, Marcos Rogério, precisou usar um barco para chegar à estação. “O acesso estava completamente alagado. Não conseguimos passar de trator porque o nível da água estava muito alto. Finalmente, conseguimos um barco que nos levou até a elevatória. Todos os equipamentos, incluindo bombas e painéis elétricos, foram molhados e precisarão ser reparados ou substituídos”, relata.


Como a elevatória precisa ser totalmente reequipada, o que leva tempo, a força-tarefa montada pela Embasa avaliou alternativas emergenciais. Em Wanderley, a solução foi captar água de um poço da prefeitura, que é tratada e direcionada ao sistema do município. No caso de Muquém, a Embasa implantou um novo trecho de tubulação para levar água diretamente para o reservatório, sem passar pela elevatória alagada.


“Estamos com nossas equipes técnicas e sociais em campo, junto com a população e o poder público dos dois municípios neste momento de emergência”, declara o presidente da Embasa, Leonardo Góes. “As pessoas precisam de água tratada com urgência, e a Embasa está trabalhando por isso com o máximo de empenho”.


Ações sociais e humanitárias – Além de retomar o abastecimento de água rapidamente, a Embasa está atuando em diversas frentes para ajudar a população e as prefeituras nesse momento difícil. A empresa disponibilizou caminhões hidrojato para lavagem das ruas e dos imóveis tomados pela lama e enviou cem cestas básicas para distribuição aos desabrigados. Os colaboradores da Embasa também estão engajados em campanhas de arrecadação e distribuição dos itens básicos, em parceria com as prefeituras.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
AVISOS DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 016/2025 – PROC. ADM. Nº 116/2025. A Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães/ BA, comunica aos interessados que irá realizar o Pregão Eletrônico de nº 016/2025, cujo objeto é a

 
 
 

Comentários


Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
jornalclassea@yahoo.com.br

77 9 9810-9991

© 2003 a 2025 por jornalclassea

bottom of page