Em 50 dias, 10 bebês nasceram no Centro de Parto Normal Vilma Ramos Guerra (CPN), em Luís Eduardo Magalhães. O número surpreendeu o coordenador do CPN, o enfermeiro obstetra, Jerri Caldas. "Estamos muito surpresos e contentes com esses nascimentos. Todos sem intercorrencias e os bebês muito saudáveis", comemorou. Jerri contou que já são mais de 30 pacientes vinculadas para ter os partos no CPN nos próximos meses.
Estrutura e equipe
O Centro de Parto Normal dispõe de cinco ambientes para os nascimentos, construídos visando o bem-estar da mãe, do recém-nascido e dos acompanhantes. No local são utilizados métodos não farmacológicos para alívio da dor.
Fortalecimento do pré-natal
A triagem para realização do parto humanizado ocorre pela atenção básica, através dos postos de saúde e as mães também podem buscar o atendimento diretamente no CPN. Para usufruir do direito, a paciente deverá ser de baixo risco, ter feito pré-natal com pelo menos seis consultas e os exames laboratoriais de 1º e 3º trimestre. Ter realizado ultrassonografia até a 14º semana de gestação, além da realização das consultas de vinculação, na Casa de Parto. Pacientes que realizarem pré-natal em atendimento particular poderão ser incluídas, desde que realizem pelo menos uma consulta no SUS e respeitem os outros critérios elencados.
Equipe multidisciplinar
A equipe do Centro de Parto Normal Vilma Ramos Guerra é multidisciplinar, composta por 11 enfermeiros obstetras e 10 técnicos de enfermagem, além do coordenador, que também é especialista. A unidade também conta com os serviços de psicologia e fisioterapia. O Hospital e Maternidade Dr. Gileno de Sá é o hospital de referência, caso haja alguma emergência durante os atendimentos.
Contatos
- (77) 3628-0322
- Endereço: Praça Arnaldo Horácio Ferreira, Quadra E, Lote 4-A – Bairro Mimoso (Próximo à UPA).
SECOM/PMLEM
Comments