A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, promoveu na noite desta quinta-feira (13), Audiência Pública que apresentou o Plano de Viabilidade Técnica para Instalação de um Batalhão da Polícia Militar no município, que compreenda também as cidades de Catolândia e São Desidério. O estudo foi realizado e apresentado pelo Comandante da 85° CIPM, Major Cristiano Gouveia.
O estudo apresentou a necessidade por um Batalhão, o que vai representar mais investimento e efetivo policial, para atender as necessidades dos três municípios do Oeste, tendo em vista a extensa área de atuação da 85° CIPM, a estatística criminal, bem como o protagonismo econômico da região no cenário local e nacional.
Atualmente a 85° CIPM é responsável por atender uma área de 19.895, 310 km². Uma extensão territorial próxima a do estado de Sergipe. E uma população de 131.054 habitantes, segundo dados do IBGE/2021. Também segundo o Instituto, apenas o município de Luís Eduardo Magalhães, emancipada no ano de 2000, cresceu nos últimos vinte anos mais de 350%, tendo hoje 92.671 habitantes. Segundo dados da Prefeitura, com base nos registros de residência, o município tem de 100 a 107 mil habitantes.
O prefeito Junior Marabá chamou a atenção para a importância da região Oeste. "Somos o maior exportador do setor do agronegócio. Sediamos a Bahia Farm Show, maior feira de tecnologia agrícola do Norte e Nordeste, somos a 6° economia do Estado e temos uma logística rodoviária muito grande. E com todo esse movimento, precisamos de mais investimentos", destacou.
Para ele, será necessário um esforço conjunto dos três municípios, para a conquista do Batalhão. "Essa é uma região muito unida e vamos conseguir avançar sim", ressaltou o prefeito.
Participaram do encontro, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, de Catolândia, Giovanni Moreira dos Santos e o subprefeito de Roda Velha, Ari Mário. Ademilson Willimann representou o prefeito Zé Carlos, de São Desidério. A vice-presidente da Federação Baiana da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), Carminha Missio, a presidente do Sindicato Rural, Greice Kelly Fontana e o diretor Técnico da ACELEM, Vanolli Kuntz. O delegado de Polícia Civil, Dr. Joaquim Rodrigues e o comandante da CIPE/Cerrado também participaram do encontro. Além de autoridades militares e representantes da sociedade civil organizada.
SECOM/PMLEM
Comments