top of page
  • Foto do escritorDa redação

Após conquista da duplicação da BR-242, Junior Marabá pleiteia trecho até o Novo Paraná

Após a série de tratativas do prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, o Governo Federal anunciou a duplicação da BR-242 no trecho LEM / Barreiras, durante o lançamento do Novo PAC.


Mas as necessidades de segurança e mobilidade dos transportes de cargas na região não param por aí. Hoje, Luís Eduardo Magalhães concentra um grande número de galpões e unidades de distribuição de grãos em função da sua condição fronteiriça, o Matopiba.


Diante dessa realidade, o prefeito Junior Marabá e o secretário de infraestrutura e Urbanismo, Franklin Willer, se reuniram com engenheiros da Agritop, a fim de apontar outro trecho de rodovia que precisa de duplicação; a BR020 que liga o centro de Luís Eduardo ao Distrito do Novo Paraná.

“Esse trecho, do centro até o Novo Paraná, com certeza será o vetor de crescimento e expansão de negócios de grãos de Luís Eduardo. Precisamos prever necessidades e olhar para os próximos cinco anos com muito cuidado no que se refere ao tráfego desse trecho da BR-020”, disse o secretário de infraestrutura, Franklin Willer.

Durante a reunião com a equipe da empresa contratada pelo DNIT para realizar este estudo, o engenheiro Vitor Castro deixou clara a importância deste momento. “Estamos na fase de estudo e desenvolvimento do projeto. A hora de solicitar as interferências é agora. Temos que levar para o DNIT as reais necessidades deste trecho”, disse o diretor da Agritop.


Para o prefeito Junior Marabá este crescimento já era previsto. “Quando decidimos elevar o Novo Paraná para a categoria de Distrito, já estávamos olhando para os próximos cinco anos. Sabíamos que este seria o novo vetor de crescimento da cidade, com tendência para áreas industriais e comerciais ligadas ao agronegócio. Queremos também a duplicação desse trecho, que liga o centro ao Novo Paraná, e vamos lutar por isso como lutamos pela duplicação da BR-242, no trecho LEM/Barreiras”, disse o prefeito de Luís Eduardo Magalhães.


Participaram da reunião, além do diretor da Agritop, Vitor Castro, os engenheiros Davi Bretas e Rodrigo Reis, também responsáveis pelo projeto de qualificação da BR-020 - que iniciará no Rosário, KM 0, até Luís Eduardo Magalhães, Km209.


Projeto da duplicação BR-242

Os prefeitos de Barreiras, Zito Barbosa, e de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, foram convidados para participar da apresentação do Projeto Básico e Executivo da duplicação da BR-242, que será feito pelo Superintendente Regional no Estado da Bahia, Roberto Alcântara de Souza, no Auditório da UFOB, em Barreiras.


“Estamos chegando num momento importante dessa obra tão esperada pelos municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. Nós prefeitos temos a obrigação de acompanhar e identificar as necessidades desse trecho da BR que tantos acidentes têm causados. Lutamos e agora estamos vendo que tudo valeu a pena”, disse o prefeito Junior Marabá.


SECOM/PMLEM

Comments


bottom of page