top of page
  • Foto do escritorDa redação

Aeroporto de Barreiras recebe pouso de 02 super-helicópteros da Força Aérea Brasileira

Na última terça-feira, dia 7 de maio, o aeroporto regional de Barreiras foi palco da chegada de dois impressionantes helicópteros da Força Aérea Brasileira. As aeronaves, VH-36 Caracal fazem parte do projeto H-XBR e representam um avanço significativo na capacidade de transporte e operação do Grupo de Transporte Especial (GTE) da Aeronáutica, defesa nacional e transporte de autoridades. Em junho de 2023, a FAB recebeu mais uma unidade do VH-36 Caracal.


No vídeo recebido com exclusividade pelo Portal Caso de Política (ver ao final da matéria), vemos um equipamento militar moderno e potente, capaz de transportar até 10 passageiros e três tripulantes, com autonomia de voo de quatro horas e meia e alcance de 630 milhas náuticas.


O VH-36 Caracal faz parte de um contrato de grande magnitude, avaliado em R$ 5,2 bilhões, assinado em 2012 para a construção de 50 unidades, sendo que 2 serão destinadas à frota da Presidência da República e 48 às Forças Armadas (16 para cada Força). Batizado com o nome de Caracal, em homenagem ao felino encontrado na África e Ásia Menor, este helicóptero é reconhecido internacionalmente por sua capacidade e eficiência.


O H-36 Caracal possui características avançadas, como um sistema de reabastecimento em voo, que amplia sua autonomia e capacidade de atuação em missões de longa distância. Além disso, está equipado com um moderno sistema de autodefesa, o EWS (Electronic Warfare System), capaz de detectar mísseis teleguiados e proteger a tripulação contra ameaças inimigas.


Ao integrar a frota do GTE da Aeronáutica, o aparelho recebeu a denominação de FAB (Força Aérea Brasileira) 8505 e entra para a história do GTE, que ao longo de 71 anos de existência utiliza helicópteros para deslocamento em pontos de difícil acesso ou locais onde aeronaves convencionais não podem operar.

Fonte:Casos de Políticia

Comentários


bottom of page